A Operação Dispersão V, da Polícia Militar de Mato Grosso, encerrou seis eventos clandestinos na noite deste sábado (13) e madrugada de domingo (14). As festas ocorreram em Várzea Grande, região metropolitana da Capital, e em Rondonópolis (217 Km de Cuiabá). No total, foram conduzidos às delegacias 17 pessoas, além de um grupo de adolescentes, por descumprirem as medidas de biossegurança contra a Covid-19.
Na noite deste sábado, na comunidade Sadia 1, em Várzea Grande, a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que estaria ocorrendo uma festa em uma chácara. Ao chegar no local, os agentes encontraram a aglomeração de aproximadamente 40 pessoas, sem máscaras, ingerindo bebidas alcoólicas e compartilhando a mangueira do narguilé. Cinco organizadores foram conduzidos à delegacia.
Também no sábado, em Rondonópolis, os policiais militares encerraram dois eventos. O primeiro deles no bairro Vila Aurora. De acordo com o boletim de ocorrência, 15 pessoas estavam aglomeradas em uma residência e, quando questionada, uma das responsáveis admitiu ter conhecimento do decreto, mas que mesmo assim decidiu promover a festa. Ela e mais um foram levados à delegacia.
Também no bairro Vila Aurora, uma casa estava comemorando um aniversário, contando com a aglomeração de dez pessoas, sem máscaras e com indivíduos pertencentes aos grupos de risco da Covid-19. Pai e filho foram conduzidos pela PM.
Já na madrugada de domingo, três ocorrências foram registradas em Rondonópolis. O primeiro caso ocorreu no bairro Jardim Mariana, no antigo aeroporto da cidade, onde quatro pessoas foram denunciadas por estarem ingerindo bebidas alcoólicas e escutando som automotivo. Todos foram levados pela PM.
No bairro Parque dos Lírios, foi denunciado e encerrado um evento clandestino com 30 pessoas dentro de uma casa. Ao ser questionada pelos policiais, a responsável também afirmou ter conhecimento do decreto que proíbe tal atividade, mas que mesmo assim decidiu promover a festa. Ela foi conduzida À delegacia.
Por fim, no Bar da Pedra, na Rodovia do Peixe, foi denunciado a realização de um evento. Ao perceberem a aproximação da polícia no local, houve correria e as luzes foram apagadas.
Após o cerco e a abordagem, foi constatado que haviam 87 pessoas no local, a presença de adolescentes, em um local com álcool, narguilé, maconha e cocaína.
De acordo com o boletim de ocorrência, a maioria dos presentes na festa destruíram seus celulares, o que gerou suspeita de participação em organização criminosa.
Foram levados para a delegacia os dois responsáveis pela festa, o grupo de adolescentes e um individuo que desacatou os policiais.