Cidades

Mercado de trabalho mato-grossense empregou 54 reeducandos em fevereiro

Um dos preceitos da Lei de Execução Penal, que possui como um dos principais objetivos a promoção da ressocialização dos condenados e a consequente reinserção destes ao convívio social, é proporcionar o retorno do reeducando a esse convívio com a sociedade por meio do trabalho.

Somente no mês passado, em Mato Grosso, 54 presos tiveram essa oportunidade e foram encaminhados para vagas de emprego intermediados pela Fundação Nova Chance (Funac). Ao todo, 472 pessoas estão no mercado de trabalho no Estado por meio desta modalidade.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para que isso fosse possível foram firmados dois novos termos com empresas para contratação da mão de obra carcerária: MT Saúde e o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Mato Grosso (Indeppa), além de renovar a parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (Cisa).

A Funac também está realizando pré-cadastro e atualização de dados de pessoas em cumprimento de pena em regime semiaberto para vagas de trabalho.

Os atendimentos para pré-cadastro, atualização e encaminhamento para vagas de trabalho estão ocorrendo mediante agendamento, através dos números: 65 3613-8626 e pelos celulares 98463-0210/99919-6161.

A Funac é a instituição vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública que tem a missão de contribuir para a reinserção social de homens e mulheres privados de liberdade, ressocializando-os por meio de educação, profissionalização, trabalho, geração de renda e assistência à família, com servidores qualificados e parceiros co-responsáveis.

Como funciona o pagamento?

Além da remição da pena, a cada 3 dias de trabalho 1 a menos na pena, o recuperando também recebe um salário pelo seu labor. Geralmente, um salário mínimo. Para o empresário, além da questão social em dar uma segunda chance a quem errou, há vantagem financeira, pois a forma de contratação é regida pela Lei de Execução Penal, com a isenção de encargos como férias, 13º e FGTS.

Quando em regime fechado o salário é dividido em três partes. Em uma conta a família tem acesso, caso o preso desejar, uma parte ele tem acesso ao deixar a unidade penitenciária ou progredir ao semiaberto e outra ele pode utilizar para comprar produtos dentro da unidade.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.