Os profissionais das unidades hospitalares, ambulatoriais e finalísticas da rede estadual de saúde, que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus, receberão, ainda em março, o pagamento retroativo da verba indenizatória referente aos meses de janeiro e fevereiro. O anúncio foi feito pelo Governo de Mato Grosso, na tarde desta terça-feira (9).
A concessão do benefício foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM). A verba indenizatória concedida aos profissionais começou a ser paga em julho passado e foi prorrogado por mais quatro meses. Ao todo, cerca de 4,2 mil trabalhadores da saúde já foram beneficiados.
A legislação determina a continuidade da compensação de plantões, ou seja, que os profissionais contratados da Saúde que porventura contraírem a covid-19 possam receber do Estado os valores dos plantões durante o período de recuperação.
Na prática, isso significa que se nos últimos 14 dias antes de contrair a Covid, o profissional fez seis plantões, o Estado paga outros seis nos 14 dias em que ele estiver afastado.
A verba indenizatória não é fixa e está relacionada à situação de cada profissional junto às unidades. O benefício também não é válido para os profissionais contratados e remunerados exclusivamente pelo sistema de plantão, pois o valor a ser recebido é exatamente aquele previsto em edital do Processo Seletivo correspondente.