Plantão Policial

Polícia Federal deflagra operações para combater exploração e comércio ilegal de ouro

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), duas operações para coibir a exploração e o comércio ilegal de ouro na Grande Cuiabá e em municípios no interior de Mato Grosso. No total, a Justiça Federal expediu 22 mandados, sendo quatro de prisão temporária e outros 18 de busca e apreensão.

A primeira força tarefa, denominada Operação Ouro Sujo, está sendo realizada nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda (540 km e 450 km da Capital, respectivamente). Nas duas cidades, os agentes de segurança cumpriram cinco ordens de busca e apreensão e prenderam três suspeitos de envolvimento no esquema.

Conforme as investigações, o grupo movimentou mais de R$ 100 milhões em menos de cinco anos. Em um dos casos, o investigado utilizou as contas bancárias da filha, de nove anos, para movimentar quase R$ 10 milhões em dois anos.

A Justiça Federal também determinou o sequestro de imóveis e veículos, bloqueio de contas bancárias e até a suspensão das atividades de uma empresa que estaria atuando como se fosse uma instituição financeira clandestina em Pontes e Lacerda.

A segunda ação policial deflagrada hoje foi a terceira fase da Operação Papagaio de Ouro. Cerca de 60 policiais federais cumpriram 14 mandados judiciais, sendo uma ordem de prisão temporária, em Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Peixoto de Azevedo (698 km da Capital).

Essa investigação é desdobramento da Operação Papagaio de Ouro que foi deflagrada em 2020 e prendeu os responsáveis por um garimpo clandestino em Nova Lacerda.  A suspeita é de que o bando tenha extraído e comercializado mais de uma tonelada de ouro de forma ilícita.

O objetivo desta etapa da força tarefa é chegar aos responsáveis por adquirir ilegalmente o minério extraído desse garimpo. As investigações principiadas pela Polícia Federal apontam que o ouro ilegal seria “esquentado” através da mistura com o de procedência legal, dificultando o rastreio de sua origem.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em