O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (23), um Projeto de Lei para incluir os professores da rede estadual de ensino no grupo prioritário da vacinação contra o novo coronavírus. A proposta tem o objetivo de garantir a segurança dos pedagogos e dos alunos para a retomada das aulas presenciais nas unidades de ensino de Mato Grosso.
O PL 142/2021 também incluí técnicos administrativos e outros profissionais de educação.
“A escola é um dos espaços privilegiados para aglomerações, proliferação do vírus e um polo gerador de contaminação. Os trabalhadores que atuam na educação são formados por um contingente com faixa etária superior a 40 anos, muitos deles com comorbidades, a maioria advinda do próprio exercício da profissão”, defendeu Wilson Santos.
“É necessário dar mais atenção à educação e incluir estes profissionais nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19”, completou.
Mato Grosso deu início ao Plano Nacional de Imunização no dia 18 de janeiro, atendendo as regras do Governo Federal.
A vacina que está sendo utilizada é a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com laboratório chinês Sinovac.
Na semana passada, o Ministério da Saúde autorizou a dispensa de licitação para a compra das vacinas Sputnik V e Covaxin, desenvolvidas em laboratórios da Rússia e Índia, respectivamente. No total, a pasta prevê um investimento de R$ 2,3 bilhões na compra dos imunizantes e insumos para fabricação.
Ambas as vacinas ainda deverão ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, posteriormente, serem distribuídas aos estados e municípios.