Uma ação conjunta das Polícias Civil de Mato Grosso e do Pará resultou na prisão de um homem de 39 anos, acusado de integrar uma quadrilha especializada em roubo de gado. O grupo criminoso seria responsável pelo assalto de 115 animais, no início do mês, no município de Porto Alegre do Norte (1.159 km de Cuiabá-MT).
O suspeito foi detido na noite desta segunda-feira (22), em Redenção (PA). Ele tinha sido identificado pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, que conduz as investigações do caso, e estava foragido da Justiça, que já tinha expedido um mandado de prisão preventiva contra o mesmo.
O criminoso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Redenção e em seguida colocado à disposição do Poder Judiciário.
Cinco acusados de participação no roubo já tinham sido presos em flagrante por realizar o transporte dos animais extraviados. O quinteto foi autuado por receptação qualificada. A polícia, agora, segue com as buscas para localizar e capturar os outros membros da quadrilha.
Assalto
O roubo ocorreu na noite de 5 de fevereiro, em uma fazenda localizada há cerca de 60 quilômetros de Vila Rica, quando dez homens armados renderam funcionários da propriedade e os mantiveram amarrados, em cárcere privado, até a manhã seguinte. Durante toda noite, os criminosos fizeram o embarque do gado, distribuído em cinco caminhões boiadeiros.
Assim que as equipes policiais foram acionadas sobre o roubo, as diligências foram iniciadas por toda a região para identificar possíveis rotas de fuga dos criminosos. No processo de apuração, uma equipe da Força Tática abordou o comboio de cinco caminhões, em uma estrada sentido ao Pará.
Em verificação dos animais, foi constatado através da marca se tratar do gado roubado da propriedade. O gado foi recuperado e devolvido à propriedade.