Mauro Mendes (DEM) anunciou que está negociando a aquisição de 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid-19. O governador de Mato Grosso deve concluir a compra nesta sexta-feira (19), após aval do Ministério da Saúde.
O governador tem defendido que cada estado possa adquirir o imunizante diretamente dos laboratórios. Mendes conversará com o ministro Eduardo Pazuello para definir se todas as doses poderão ficar para a população de Mato Grosso, ou o Governo Federal irá se responsabilizar para pagar as doses e distribuir igualmente entre os estados.
“Estamos há mais de um mês correndo atrás, mas se for para entregar as doses para o Ministério distribuir ao Brasil inteiro, não tem muita lógica. O ministro já disse que se algum estado conseguir comprar, pode entregar as doses ao ministério, que o governo federal paga e coloca no plano. Se for assim, não tem problema. Eu não vou pagar para distribuir vacina a todos os brasileiros”, declarou.
Com a previsão de encerrar a negociação até esta sexta-feira (19), Mauro Mendes não divulgou com qual laboratório está realizando a possível compra.
Caso seja comprado 1,5 milhão de doses, o estado conseguirá vacinar 750 mil mato-grossenses.
Até o momento, o Brasil tem autorização para utilizar vacinas de apenas dois laboratórios, com a Oxford/AstraZeneca e Sinovac/Butantan. Mas o cronograma também leva em consideração a negociação de vacinas Sputnik V, desenvolvida pelo instituo russo Gamaleya, e a indiana Covaxin.