Neste período de Carnaval, entre sexta-feira (12) e terça-feira (16), a Polícia Militar de Mato Grosso reforçou seu patrulhamento, dispersou 104 eventos irregulares e abordou mais 2.186 pessoas em todo o Estado. Diante da pandemia da Covid-19, o Governo Estadual cancelou o período festivo, e consequentemente proibiu a realização de eventos.
Ao todo foram fechadas 60 festas clandestinas em 34 cidades. Das 2.186 pessoas dispersadas, 32 foram levadas à delegacia por outras irregularidades, como porte de entorpecentes, arma de fogo, resistência, entre outros.
Em 2020, desde que começaram as medidas restritivas de prevenção ao novo coronavírus, a PM fez 5.709 dispersões, acabou com aglomerações, festas e dentre outros eventos irregulares.
Ainda no mesmo período, a Polícia Militar fechou cerca de 400 estabelecimentos por desrespeitarem as medidas de prevenção essenciais para evitar a contaminação do vírus e notificou 2.153 comércios nos quais havia pessoas sem usar a máscara facial, proteção obrigatória.