Gilberto Figueiredo, o secretarial estadual de Saúde, criticou os municípios que estão iniciando a campanha de vacinação contra a Covid-19 em idosos com menos de 90 anos, a idade recomendada pelo Ministério da Saúde. A declaração de Figueiredo ocorreu nesta quinta-feira (13), dia em que Cuiabá passou a vacinar pessoas com mais de 85 anos, além de ser a mesma semana que Várzea Grande anunciou Dia D para idosos com mais de 81 anos.
"Alguns municípios estão adiantando o grupo de vacinação para pessoas com menos de 90 anos. Isso não é a orientação do Ministério da Saúde e pode ter consequências na dispensação de doses", afirmou o secretário, que estave na Assembleia Legislativa esclarecendo a execução do plano de vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso.
De acordo com o secretario da pasta, é necessário seguir as orientações do governo federal, pois cada remessa de vacinas é enviada para atender um grupo específico.
"É para os municípios seguirem o que está recomendado e não para criarem novas regras. Essa ação pode causar problemas para a aplicação da 1ª e 2ª doses", pontuou.