O Hospital Metropolitano de Várzea Grande recebeu, nesta quarta-feira (10), 10 novas unidades de tratamento intensivo (UTIs) para os casos graves de Covid-19. A instalação foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A pasta também analisa a abertura de novos leitos nas unidades de saúde de seis municípios de Mato Grosso.
Com a disponibilização dos novos leitos, a unidade hospitalar, que é referência em Mato Grosso no atendimento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, tendo 100% de duas atividades destinadas a essa demanda, passa a contar com o total de 80 leitos de UTI e 178 leitos de enfermaria para o tratamento da doença.
O secretário Gilberto Figueiredo acompanhou a entrega dos leitos e destacou o empenho da gestão no enfrentamento à pandemia.
“Disponibilizamos 10 novos leitos de UTI na Santa Casa e estivemos com o governador Mauro Mendes em Primavera do Leste inaugurando mais 10 UTIs, em parceria com a prefeitura local. Hoje entregamos mais 10 leitos de UTI no Hospital Metropolitano. Isso vai compor 30 novos leitos só nesta semana”.
O titular da pasta também defende que as ampliações garantem o atendimento necessário a população. Além disso, a SES-MT está realizando estudos para viabilizar o aumento de leitos nas unidades de saúde de Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta.
“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, disse.
Na última terça-feira (09), Mato Grosso registrou 73,6% de ocupação das UTIs públicas referenciadas para o tratamento da Covid-19. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restam 108 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o Estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com novo coronavírus.