Durante reunião com a equipe da Prefeitura e da Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá-MT), o Governo de Mato Grosso apresentou, nesta terça-feira (9), o projeto arquitetônico que visa revitalizar a Praça Dom Wunibaldo, no centro da cidade. A reforma no cartão postal do município tem o objetivo de estimular o crescimento econômico e o turismo.
A proposta, elaborada pelas secretarias estaduais de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), busca trazer um conceito mais moderno de arquitetura, sem perder a característica original da praça, de acordo com a secretaria-adjunta de Cidades da Sinfra, Rafaela Damiani.
“Elaboramos um projeto com um conceito que casa a modernidade e o aspecto colonial já presente no local. Será uma obra importante para o município e vai respeitar todo o traçado histórico. Tivemos uma grande preocupação em fazer o projeto de praça moderna, multiuso, sem perder a cultura”, disse.
Entre as intervenções previstas para serem realizadas na praça estão as melhorias na entrada principal, com a alteração do nível do pavimento das ruas laterais, implantação de faixas de pedestre elevadas e calçamento, a fim de melhorar a acessibilidade e evitar que veículos ocupem o espaço da praça. Também está previsto projeto de drenagem, bancos de concreto com encaixe para estacionamento de bicicletas, além de bancos de madeira.
Pensando em fomentar o turismo e circulação de pessoas, o projeto prevê ainda a criação de espaços multiuso, seguindo a tipologia da construção da igreja, onde será possível implantar uma área de alimentação e também voltada ao artesanato. Também está prevista a revitalização do entorno, com a pintura das fachadas dos comércios, entre outras intervenções.
“Essa estrutura foi desenhada pensando nos dias de calor, de frio, neblina. Fizemos vários espaços pensando em ocupar o espaço da praça em dias convencionais, e não apenas em finais de semana. Queremos que as pessoas usem a praça”, afirmou a secretaria-adjunta.