Uma semana após a explosão do gasoduto localizado entre Cuiabá e Nossa Senhora do Livramento (32 km da Capital), o fornecimento de gás natural para postos de combustíveis e indústrias deve ser normalizado até o final desta segunda-feira (8).
De acordo com a empresa Gás Ocidente Mato Grosso, a Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás) já foi comunicada de que o conserto do duto foi finalizado neste domingo (7) e liberado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
“O Governo do Estado esteve sempre em contato com a empresa detentora do gasoduto acompanhando as providências que estavam sendo tomadas. A Âmbar Energia foi diligente e responsável, conseguindo consertar o rompimento em menor tempo possível, já restabelecendo o fornecimento a postos de combustíveis e indústrias nos próximos dias”, afirma César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.
Conforme a MT Gás, a empresa GNC do Brasil já está fazendo o transporte do gás natural veicular (GNV) até os consumidores nos postos e do GNC nas indústrias.
Atualmente, dois postos atendem veículos com GNV em Cuiabá e um está em processo de adaptação para oferecer o combustível. São cerca de 3500 veículos convertidos na capital.
Segundo a Companhia, o consumo do gás natural é de 60% para a demanda de veículos e 40% para a indústria.
Explosão do gasoduto
O vazamento de gás em parte da tubulação do gasoduto ocorreu no dia 30 de janeiro. Parte dos detritos foi arremessada a cerca de 120 metros do epicentro da explosão e atingiu diversas casas na região.
Felizmente, não houve registros fatais.
Duas mulheres foram atingidas, mas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros, evitando maiores complicações.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no local dos acontecimentos e realizou trabalhos de análise para apurar o que causou o acidente. O laudo deve ficar pronto nos próximos dias.