O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou, neste domingo (7), uma carta em que pede a reabertura dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para ajudar no combate à Covid-19. O documento enviado ao Governo Federal também teve a assinatura de outros oito gestores dos Estados que compõem o Consórcio Amazônia Legal.
De acordo com a carta, a reinstalação das unidades de tratamento vai contribuir para desafogar os sistemas hospitalares estaduais, que estão sobrecarregados, no momento em que o Brasil convive com um crescimento expressivo no número de óbitos e contaminações pelo novo coronavírus.
Os gestores também enfatizaram a necessidade da retomada do auxílio emergencial, “pois a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias”.
Além de Mauro, tem os seguintes signatários: Flávio Dino (Maranhão), Gladson de Lima Cameli (Acre), Antônio Waldez Góes da Silva (Amapá), Wilson Miranda Lima (Amazonas), Helder Barbalho (Pará), Marcos José Rocha dos Santos (Rondônia), Antonio Denarium (Roraima) e Mauro Carlesse (Tocantins).