O Governo de Mato Grosso anunciou a abertura de 20 unidades de tratamento intensivo (UTIs) para pacientes com o novo coronavírus na região metropolitana de Cuiabá. Metade dos leitos será instalada no Hospital Estadual Santa Casa, na Capital, e a outra parte no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.
Outros 10 equipamentos especializados para o tratamento da doença, que tinham sido enviados pelo Ministério da Saúde para a Santa Casa, foram remetidos para controlar a crise sanitária de Manaus (AM). A pasta notificou o Estado em novembro de 2020 para a devolução os aparelhos.
Esses leitos já haviam sido desabilitados pelo órgão federal no ano passado, porque a média de internação de pacientes com a Covid-19 à época da solicitação estava em torno de 30%.
Vale destacar que na época da desabilitação desses leitos, o Estado, com recurso próprio, para manter o atendimento, habilitou mais 30 leitos de UTI no Hospital Metropolitano, que é a referência no tratamento e combate ao Coronavírus. Passando de 40 leitos de UTI para 70.
Ou seja, nenhuma perda para a população.
Governo de Mato Grosso também ressalta que empresta os equipamentos de UTI adquiridos em 2020 para diversos municípios, como é o caso de Cuiabá, que utiliza 10 aparelhos fornecidos pelo Estado para atendimento aos pacientes da Covid-19.