A Cadeia Pública de Barra do Garças (515 km de Cuiabá-MT) vive um surto de coronavírus. Após apresentarem sinais da doença, 32 reeducandos da unidade prisional testaram positivo para a doença nesta segunda-feira (1º). Outros 12 também tiveram sintomas, mas não foram diagnosticados com a Covid-19.
A onda do vírus se deu uma semana depois que o primeiro caso da doença foi registrado no presídio, no dia 27 de janeiro. Desde então, a unidade foi parcialmente interditada e, a partir de agora, não poderá receber nenhum preso pelo período de 15 dias.
Do total de 33 reeducandos com coronavírus, apenas um apresentou, além dos sintomas gripais, falta de ar, e precisou de atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Ele está sendo monitorado, mas sem necessidade de internação.
Segundo o diretor da Cadeia de Barra do Garças, Maicon da Costa Oliveira, além de uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem que atuam na unidade, a Secretaria Municipal de Saúde está dando apoio com equipe de saúde e medicamentos. “A unidade também liberou a entrega de medicamentos por familiares todos os dias”.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), enviou até o momento 125 testes rápidos para auxiliar na testagem dos demais reeducandos.
Atualmente, a unidade conta com 231 pessoas privadas de liberdade. A Adjunta de Administração Penitenciária da Sesp-MT também encaminhou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras de proteção e álcool gel, e medicamentos.