Política

Mauro se reúne com embaixador do Irã em Brasília para fortalecer relações comerciais

O governador Mauro Mendes participou de uma reunião com o embaixador do Irã, Hossein Gharibi, na noite desta quarta-feira (27), em Brasília. O objetivo do encontro é estreitar e fortalecer as relações comerciais entre Mato Grosso e o país asiático.

De acordo com o governador, a reunião foi “muito positiva” e ajudou a ampliar as relações comerciais já existentes com o país. Em setembro de 2020, o embaixador já havia conversado com o governador, em Cuiabá, ocasião em que foram discutidas as possibilidades iniciais de ampliar o comércio entre as partes.

“Hoje o Irã já é um grande comprador das nossas commodities e tem grande potencial para ampliar essas compras. Do outro lado, temos muito interesse também em estabelecer relações comerciais comprando ureia, fertilizantes e outros produtos que eles produzem e tem preços bastante competitivos”, afirmou Mauro Mendes.

O deputado federal Neri Geller, que também participou do encontro, destacou a importância de estreitar as conversas com o Irã, uma vez que somente no primeiro semestre de 2019, o país respondeu por 5,2% das exportações feitas por Mato Grosso.  

“Além de consumir os produtos mato-grossenses, o país também é um grande exportador de ureia, produto do qual somos um dos principais consumidores no Brasil. Então esse encontro na Embaixada do Irã é de extrema relevância para fortalecermos e avançarmos nos acordos bilaterais que permitam o desenvolvimento do nosso estado”, pontuou.

Além do governador e do deputado federal, também estiveram presentes na conferência o senador Carlos Fávaro e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões