Com o recebimento de mais de 3 mil doses da CoronaVac na última terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que a Capital já dispõe de quantidade de vacinas suficiente para imunizar 75,7% dos trabalhadores das redes pública e privada de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. A classe faz parte do grupo prioritário do plano nacional de vacinação, proposto pelo Ministério da Saúde.
Ao todo, o Governo Federal já entregou 17.687 doses de vacinas contra o coronavírus, produzidas pelos laboratórios Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, divididos em três lotes de distribuição.
Conforme a SMS, Cuiabá possui uma estimativa de 23.371 mil trabalhadores na área de saúde. Desse total, 4.371 já foram vacinados. Isso representa 18% do número global de servidores a serem vacinados na Capital.
Esses dados são atualizados diariamente pelo site da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” (https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/), disponível no portal da Prefeitura de Cuiabá.
A secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix acredita que muito em breve todos os trabalhadores da saúde estarão imunizados.
“Com a vacinação das pessoas que trabalham na linha de frente e com a chegada de novas doses, poderemos dar continuidade ao plano municipal. Este é o grupo mais afetado em termos de mortalidade e a vacina os protegerá deste vírus”, disse a gestora.
Agendamento de cadastro
Nesta fase, apenas os profissionais que atuam como linha de frente no combate à doença, sejam em hospitais e Pronto Atendimento 24h, públicos e privados, bem como os das 21 unidades referências para Covid-19 da Atenção Básica, estão aptos a serem imunizados.
O cadastro é feito através do site da Prefeitura de Cuiabá, bem como o agendamento para a vacinação, que ocorre no Centro de Eventos do Pantanal de segunda a domingo, das 7h às 22h.