O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) baixou decreto proibindo a realização eventos de Carnaval nos dias 15 e 16 de fevereiro em Cuiabá, a fim de tentar evitar aglomerações e frear a alta taxa de transmissão do coronavírus na Capital.
O decreto, assinado na última sexta-feira (21), transforma as datas 15, 16 e 17 em dias úteis, ou seja, o expediente no serviço público municipal funcionará normalmente.
No documento, Emanuel determina às secretarias que suspendam a emissão de qualquer tipo de autorização para eventos e festejos nas datas citadas, sob pena de multa para quem descumprir o decreto.
O prefeito ainda solicita que haja fiscalização do cumprimento do decreto por parte dos servidores das secretarias municipais de Ordem Pública, de Meio Ambiente, de Mobilidade Urbana (Semob) e Vigilância Sanitária, além da Polícia Militar.
Denúncias referentes ao descumprimento das disposições contidas no decreto poderão ser feitas pelo Disque Silêncio (99341-3000) ou diretamente à Polícia Militar (190).
Avanço da Covid
Segundo Emanuel, a decisão foi tomada em razão do aumento do número de casos confirmados e óbitos por Covid-19 no Estado, bem como o crescimento da taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos estabelecimentos públicos e privados de saúde em Cuaibá.
“A realização dos eventos carnavalescos evidencia uma probabilidade de alta transmissibilidade e alto risco de agravamento do atual quadro de saúde pública vivenciada, decorrente da pandemia”, justificou no decreto.
“O isolamento social ainda é considerada a principal estratégia de proteção e prevenção para a contaminação da Covid-19”, completou.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, até o final da tarde de domingo (24), Cuiabá já havia registrado 45.404 casos confirmados do coronavírus entre residentes da Capital, além de 1.292 mortes pela doença.