Cidades

Emanuel proíbe carnaval na Capital para conter contaminações por coronavírus

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) baixou decreto proibindo a realização eventos de Carnaval nos dias 15 e 16 de fevereiro em Cuiabá, a fim de tentar evitar aglomerações e frear a alta taxa de transmissão do coronavírus na Capital.

O decreto, assinado na última sexta-feira (21), transforma as datas 15, 16 e 17 em dias úteis, ou seja, o expediente no serviço público municipal funcionará normalmente.

No documento, Emanuel determina às secretarias que suspendam a emissão de qualquer tipo de autorização para eventos e festejos nas datas citadas, sob pena de multa para quem descumprir o decreto. 

O prefeito ainda solicita que haja fiscalização do cumprimento do decreto por parte dos servidores das secretarias municipais de Ordem Pública, de Meio Ambiente, de Mobilidade Urbana (Semob) e Vigilância Sanitária, além da Polícia Militar.

Denúncias referentes ao descumprimento das disposições contidas no decreto poderão ser feitas pelo Disque Silêncio (99341-3000) ou diretamente à Polícia Militar (190).

Avanço da Covid

Segundo Emanuel, a decisão foi tomada em razão do aumento do número de casos confirmados e óbitos por Covid-19 no Estado, bem como o crescimento da taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos estabelecimentos públicos e privados de saúde em Cuaibá.

“A realização dos eventos carnavalescos evidencia uma probabilidade de alta transmissibilidade e alto risco de agravamento do atual quadro de saúde pública vivenciada, decorrente da pandemia”, justificou no decreto.

“O isolamento social ainda é considerada a principal estratégia de proteção e prevenção para a contaminação da Covid-19”, completou.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, até o final da tarde de domingo (24), Cuiabá já havia registrado 45.404 casos confirmados do coronavírus entre residentes da Capital, além de 1.292 mortes pela doença.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.