A promotora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, coordenadora do Núcleo de Violência Contra a Mulher do Ministério Público de Mato Grosso, participou de uma reunião para discutir ações imediatas de enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher, na terça-feira (29).
Com mais de três horas de duração, o encontro virtual foi promovido pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e contou com participação de 33 autoridades da segurança pública, do Judiciário, do Ministério Público, do Governo do Estado e prefeituras.
Elisamara Portela defendeu que “o primeiro acolhimento em delegacia é fundamental” e destacou que “todas as comarcas de Mato Groso sejam equipadas para o atendimento da Rede de Proteção das mulheres”. A promotora também ressaltou a necessidade de as instituições produzirem cartilhas com informações sobre os direitos das mulheres.
“As vítimas sofrem pressão do agressor e ameaças de que vão perder a guarda dos filhos, o direito aos bens. Por isso elas precisam de informações para se proteger, conhecer seus direitos e saber que a lei Maria da Penha é efetiva”, afirmou.
Rosa Neide se colocou à disposição da promotora para juntas produzirem as cartilhas que deverão ser distribuídas nos órgãos públicos e em unidades de saúde e de segurança pública. A deputada também se propôs a apoiar campanhas publicitárias nas cidades de Mato Grosso, de enfrentamento à violência doméstica.
Por último, consignou que o relatório com as sugestões da reunião será encaminhado aos participantes para que, a partir de janeiro de 2021 sejam promovidas ações para dar desdobramento aos pontos debatidos.