Cidades

Encontro virtual debate ações para combater feminicídio e violência doméstica

A promotora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, coordenadora do Núcleo de Violência Contra a Mulher do Ministério Público de Mato Grosso, participou de uma reunião para discutir ações imediatas de enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher, na terça-feira (29).

Com mais de três horas de duração, o encontro virtual foi promovido pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e contou com participação de 33 autoridades da segurança pública, do Judiciário, do Ministério Público, do Governo do Estado e prefeituras.

Elisamara Portela defendeu que “o primeiro acolhimento em delegacia é fundamental” e destacou que “todas as comarcas de Mato Groso sejam equipadas para o atendimento da Rede de Proteção das mulheres”. A promotora também ressaltou a necessidade de as instituições produzirem cartilhas com informações sobre os direitos das mulheres.

“As vítimas sofrem pressão do agressor e ameaças de que vão perder a guarda dos filhos, o direito aos bens. Por isso elas precisam de informações para se proteger, conhecer seus direitos e saber que a lei Maria da Penha é efetiva”, afirmou.

Rosa Neide se colocou à disposição da promotora para juntas produzirem as cartilhas que deverão ser distribuídas nos órgãos públicos e em unidades de saúde e de segurança pública. A deputada também se propôs a apoiar campanhas publicitárias nas cidades de Mato Grosso, de enfrentamento à violência doméstica.

Por último, consignou que o relatório com as sugestões da reunião será encaminhado aos participantes para que, a partir de janeiro de 2021 sejam promovidas ações para dar desdobramento aos pontos debatidos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.