Cidades

Mãe faz ‘vaquinha’ para tratar filha de um ano com câncer no fígado

A pequena Esther Campos, de um ano, foi diagnosticada com câncer no fígado há cerca de dois meses. A mãe da menina, Bruna Campos, travou uma batalha para descobrir o que acontecia com a filha. Mãe solteira, Bruna teve que parar de trabalhar para se dedicar a Esther. Agora, ela organizou uma "vaquinha" online para poder garantir os melhores cuidados à filha. 

Desde julho, Bruna notava algo de diferente no lado direito da barriguinha de Esther. Naquele mês, a mãe chegou a levar a criança em uma consulta particular, mas saiu do consultório frustrada quando a médica afirmou que a menina estava com gases. Mesmo desconfiada do diagnóstico, Bruna voltou com Esther para casa. 

Em outubro, Esther passou mal e a mãe procuruou uma únidade pública de saúde para, novamente, tentar descobrir o que acontecia com a filha. Na unidade, a mãe se frustrou mais uma vez. Apesar de relatar ao médico que sentia a barriga da filha endurecida há meses, o médico se recusou a realizar exames de imagem na menina. 

Depois de mais uma decepção, Bruna conseguiu atendimento com uma médica do Sistema Único de Saúde (SUS) que se sensibilizou com seu apelo e encaminhou Esther para os exames de imagem. Logo a alteração no fígado foi identificada e a menina foi encaminhada ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan), onde ficou internada por 15 dias, recebeu transfusão de sangue e passou por duas biópsias. 

"Finalmente eu consegui uma médica que me ouviu e passou os exames de imagem. Nós vimos a alteração no fígado e depois a Esther passou por um ultrassom quando vimos a massa. Eu já desconfiava que poderia ser câncer", contou a mãe. 

A mãe de Esther, Bruna, ainda aguarda o veredito dos médicos a respeito do tumor descoberto no fígado da filha. Enquanto isso, a profissional autônoma permanece afastada de seu espaço de beleza para se dedicar à filha e precisa de ajuda para garantir o sustento de Esther e eventuais custos com o tratamento. 

Quem tiver interesse de ajudar a família pode acessar a "vaquinha" cliclando aqui

Hepatoblastoma

O HB é a neoplasia maligna primária do fígado mais frequente em crianças, representando 1% de todos os tumores pediátricos. Surge caracteristicamente nos dois primeiros anos de vida e, na maioria dos casos, antes dos cinco, com um ligeiro predomínio no sexo masculino. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.