A secretária municipal de Saúde publicou artigo no portal da Prefeitura de Cuiabá alertando sobre a necessidade de redobrar os cuidados durante as festas de fim de ano e as conseqüências catastróficas que podem surgir caso isso não seja respeitado. Segundo ela, mesmo após a abertura de 135 novos leitos de UTI na rede municipal, isso pode não suportar a demanda caso o desrespeito às medidas de biossegurança continue.
De acordo com Ozenira, por mais que os casos de Covid-19 que precisam de internação na UTI estejam aumentando no mundo inteiro, e não somente em Cuiabá, isso não deixa de ser preocupante.
“O panorama que temos hoje é de UTIs de hospitais particulares totalmente lotadas de pacientes na sua maioria com COVID-19. A rede municipal já começou a receber pacientes oriundos da rede privada, que não encontram mais UTIs nos hospitais particulares. Além disso, também começamos a receber muitos pacientes de cidades do interior de Mato Grosso, onde já não há mais vagas”, alerta.
Ela conclui o artigo reforçando que a prevenção e o combate à pandemia precisam ser feitos de forma coletiva, levando em consideração que qualquer pessoa pode ser um potencial transmissor.
“Participar de festas com aglomeração de pessoas, sem o uso de máscara e sem a preocupação com as medidas sanitárias é colocar a si mesmo em risco e também as suas famílias. Comemorem com consciência, para que no próximo Réveillon todas as pessoas que vocês amam possam estar celebrando juntos novamente!”, finaliza.
Até a noite de quarta-feira (30), Mato Grosso registrou 179.710 casos confirmados da Covid-19, e 4506 óbitos em decorrência da doença no Estado.