Criminosos furtaram quatro câmeras de segurança e a fiação da Estação Bispo Dom José, no Centro de Cuiabá, na madrugada desta segunda-feira (28).
Eles desligaram todo o sistema elétrico da estação para furtar os fios da estação de ônibus. Segundo a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), eles ainda subiram no telhado da estação para levar as placas solares, mas não conseguiram.
O gerente de segurança da AMTU, Raimundo Silva Santos, disse que os cinco homens levaram 3 kg de fiação, além das quatro câmeras de vigilância. Também tentaram entrar na estação e estragaram a porta corta vento do ar-condicionado.
A AMTU já registrou mais de 80 boletins de ocorrência em 2020 pelos crimes de vandalismo, assaltos e furtos nos terminais, cabines e estações de ônibus no centro de Cuiabá.
Imagens do circuito de segurança capturaram diferentes crimes que ocorreram ao longo do ano.
Na Estação Bispo Dom José, por exemplo, duas televisões foram furtadas e apenas uma está no local. Nos vídeos também dá para ver os criminosos depredando os vidros e portas das estações.
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá diz, em nota, que todos os crimes estão sendo apurados com a maior rapidez possível.
Ainda segundo a polícia, muitas pessoas que praticam os furtos e até roubos na região central são identificadas como pessoas em situação de rua e que as ações dependem também de ações de políticas sociais e não somente da atuação das forças de segurança pública.