Cidades

Isolamento leva trabalhador a optar por marmita e delivery nas refeições, aponta pesquisa

Mesmo com retorno das atividades laborais, pandemia alterou hábito de consumo e trabalhadores preferem levar marmita ou pedir comida por delivery para manter o distanciamento social.

É o que indicam entrevistados de Cuiabá, bem como uma pesquisa realizada no país pela VR Benefícios, empresa especialista em vale-alimentação e vale-refeição.

Segundo a sondagem, subiu de 47% para 54% o número de pessoas que leva marmita para o trabalho e cresceu de 10%
para 17% os que pedem delivery no almoço.

O vendedor Cassio Santos, 30, almoçava em restaurantes próximos ao local de trabalho antes da pandemia. Após o retorno, passou a levar sua marmita de casa.

“Houve orientações para evitar ir à restaurante e levar a comida de casa, para fugir de aglomerações. Ainda mais agora que está aumentando a contaminação novamente. É bom que já economizo”, afirma ele, que calcula ter poupado cerca de R$ 300/mês com o novo hábito.

Já o vendedor Caio Souza trabalha 8 horas por dia e almoça de marmita no local de trabalho, fornecida pela própria empresa do ramo de Educação. É um hábito que gera conforto, mas se tivesse que comparecer a restaurantes ele não veria problema.

“Não me sinto inseguro em ir a restaurantes. A contaminação pode acontecer em qualquer local”, ressalta.

Os comportamentos se dividem, mas dados indicam que consumidores têm dado preferência a levar marmita preparada pelas próprias mãos ou solicitado alimentos por delivery. A Ebit, uma das principais referências em dados de e-commerce, informa que pedidos de alimentos pela internet cresceram 15% no 1º semestre. Também destaca que a maior parte dos
consumidores (38%) está usando mais os aplicativos de comida pronta.

Já a pesquisa da VR Benefícios, em contrapartida, informa que as intenções de comer em restaurantes por quilo caíram de 25% para 13%. Em relação aos meios de pagamento, 46% dos trabalhadores passaram a usar mais pagamentos sem contato por conta da pandemia.

“Com o isolamento social, os estabelecimentos comerciais precisaram se reinventar para manter as vendas. Muitos  ampliaram seus serviços de entrega em domicílio ou iniciaram o delivery, além de expandir a aceitação de cartões”, destaca Paulo Grigorovski, diretor executivo da VR Benefícios.

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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