Plantão Policial

Bustos de bronze de personalidades são furtados em Cuiabá

Os bustos de bronze de Ana Maria do Couto May e do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, foram furtados em Cuiabá.

 

As denúncias foram feitas pela conta do Instagram do grupo Cuiabá de Antigamente na segunda-feira (14).

 

O primeiro foi o do Almirante, que é patrono da Marinha do Brasil. O busto ficava exposto na Orla do Porto, próximo ao Museu do Rio, e desapareceu em fevereiro deste ano.

 

De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, o monumento foi um presente da Marinha ao Município e foi instalado no dia 28 de agosto de 2019.

 

Já o busto da professora Ana Maria do Couto May foi furtado há cerca de um mês da praça em frente ao antigo casarão onde ela morava, no Bairro Bandeirantes.

 

A obra foi encomendada pela mãe da professora, Francisca Torres do Couto, mais conhecida como Chiquita, e doada à Prefeitura em 1972, após o falecimento da filha em decorrência do câncer.

 

Francisco das Chagas, fundador do grupo Cuiabá de Antigamente e entusiasta da história cuiabana, ainda apontou que a placa de identificação do coreto da Praça Ipiranga também desapareceu. A placa de bronze foi trazida da Inglaterra.

 

Ele suspeita que os monumentos históricos estejam sendo furtados para serem derretidos e vendidos.

 

“A história de Cuiabá está se derretendo. Se a pessoa está pegando isso para vender, eles estão derretendo esse bronze”, afirmou.

 

Francisco disse ainda que o poder público precisa ter mais zelo com esses objetos, pois fazem parte da história cuiabana.

 

“Acho que precisa de maior cuidado com essas obras de Cuiabá, precisam ser mais sinalizados, restaurados, e que não seja só um monumento qualquer jogado às traças. É muito triste ver isso acontecendo em Cuiabá”.

 

História

 

Nascida em 1925, May, como era chamada, viveu à frente de sua época. A cuiabana inspirou outras mulheres ao usar um short ao ministrar aulas de Educação Física. Ela também  foi campeã carioca de arremesso de disco em 1944 defendendo as cores do Fluminense Football Club do Rio de Janeiro.

 

No início da década de 50, Ana Maria se tornou a primeria locutora de notícias de Mato Grosso, em 1969, ela foi apresentadora de um programa de TV e, no ano seguinte, foi registrada como jornalista autônoma.

 

Em 1962, ela foi eleita vereadora por Cuiabá, sendo a a primeira mulher a assumir a Presidência da Câmara Municipal de Cuiabá, em 1965.

 

Aos 46 anos, a professora faleceu em decorrência de um câncer, que a acometeu durante três anos.

  

Caso na Polícia

 

De acordo com a Prefeitura, a Marinha do Brasil registrou um boletim de ocorrência denunciando o furto do busto do patrono e a Polícia Civil investiga o caso.

 

A Pasta também informou que irá registrar um B.O. sobre o desaparecimento do busto de Ana Maria do Couto May.

 

Em relação à placa da Praça Ipiranga, a assessoria de imprensa da SMCEL disse que ainda não tem informações se foi alvo de furto ou retirado para manutenção.

 

A Prefeitura também pediu para que a população denuncie à Polícia Militar movimentações suspeitas que não são realizadas pelo poder público e repassar qualquer informações sobre os casos às autoridades.

 

A Polícia Militar disse que não houve nenhum registro de furto dos objetos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em