Cidades

Cuiabá tem cerca de 14 mil cães e gatos abandonados nas ruas, estima prefeitura

Cuiabá tem cerca de 14 mil cães e gatos abandonados nas ruas, segundo estimativa feita pela prefeitura. O levantamento também aponta que 497 denúncias de maus-tratos a animais foram registradas, em 2020, até o mês de agosto.

Neste ano, foram resgatados 274 animais em Cuiabá. Do total, nove estão em tratamento médico e 31 estão disponíveis para adoção.

Segundo a Diretoria de Bem-estar Animal do município, mais de 1,5 mil denúncias foram feitas relativas a abandono e maus-tratos desde 2018. Neste mesmo período, 674 cães e gatos foram resgatados e 281 foram adotados na capital.

O município explica que a estimativa de abandono é feita com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, em cidades de grande porte, calcula um animal doméstico para cada cinco habitantes.

A partir desta projeção, em Cuiabá, uma cidade de 700 mil habitantes, há, em média, 140 mil animais domésticos. Deste total, a estimativa é de que 10% deles estejam abandonados.

Animais abandonados foram resgatados em abril deste ano em Cuiabá — Foto: Projeto Lunaar/Divulgação

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em 2017 foi criada a Diretoria de Bem-estar Animal, para fazer políticas de proteção aos animais no município e reduzir o índice de abandono e maus-tratos.

O órgão faz o atendimento de denúncias, fiscalização, acolhimento de animais necessitados, campanhas educativas e campanhas de adoção.

De acordo com a diretoria, todos os animais resgatados são vermifugados, castrados, vacinados e, posteriormente, doados.

Para os filhotes, há um termo de responsabilidade ao qual o adotante se compromete em levar o animal na idade estimada para a devida castração.

O município conta com a criação do Fundo de Bem Estar Animal e também com o apoio do Conselho de Bem-estar Animal (Combea), órgão fiscalizador, responsável por fornecer as diretrizes, fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos.

O Combea é composto por dez membros, com representantes de Ongs, como APAM, AVA e Cão Amor.

Legislação

Desde 2017, foram sancionadas seis novas leis da causa animal em Cuiabá. São elas:

  • Lei 436/17 de proteção aos animais;
  • Lei 6423/19, do protetor independente;
  • Lei 6439/19, do animal comunitário;
  • Lei 6492/19, do monitoramento através de câmeras em pet shop;
  • Lei 6512/20, da circulação de veículo de tração animal em vias de perímetro urbano;
  • Lei 6549/20, que proíbe animal em corrente curta;

O Hospital Veterinário Municipal

O Hospital Veterinário Municipal (HMV) deverá atender gatos e cachorros gratuitamente, com exames laboratoriais, consultas e cirurgias na capital.

O lançamento da obra, que deveria acontecer em fevereiro deste ano, foi adiado após uma confusão com o proprietário do terreno em que seria construído.

Morador interrompeu cerimônia de lançamento das obras — Foto: Divulgação

 

O empresário Luiz Alberto Gebrin afirmou, na época, que comprou o terreno em 2010 por R$ 1 milhão. Durante a negociação com a imobiliária, ele conta que foi feita consulta na prefeitura e não havia nada errado.

Após reunir e avaliar toda documentação da área destinada a construção do Hospital Veterinário Municipal (HVM), a prefeitura e a Procuradoria Geral do Município, constataram que os documentos apresentados pelo suposto proprietário não se referem a área em que a unidade seria construída.

O suposto proprietário, inclusive, já teria sido acionado pelo Ministério Público Estadual (MPE) em 2015 para desocupar a área que alega ser sua.

Foi apresentada então toda documentação ao MPE. No momento, o processo está em fase de sentença.

Obra seria lançada nesta segunda-feira (17) — Foto: Divulgação

Para agilizar o lançamento da obra, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, sob determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, busca novo local para a construção do HVM. A área ainda não foi determinada.

Segundo a prefeitura, a unidade vai contar com três consultórios, área para animais hospitalizados, área de controle emergencial, sala de raio-x, laboratório de análises clínicas e sala de cirurgia.

Além das instalações médicas, o local também se tornará a sede da Diretoria de Bem-Estar Animal, que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

O hospital deve contar com três etapas para a instalação completa: a primeira destina-se à implantação do pronto-socorro. A segunda fase será criado um centro veterinário com a implantação de canil e gatil. Já a ultima fase vai contemplar um espaço destinado ao lazer.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.