Cidades

Mauro Mendes critica demora da Anvisa em liberação de vacinas: ‘deveria mexer o corpo’

O governador Mauro Mendes (DEM) criticou duramente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por, segundo ele, não ter a sensibilidade de adiantar os trabalhos para a liberação da vacina de imunização da Coviid-19, que deve chegar a Mato Grosso somente em 2021.
 
De acordo com o governador, a agência deveria ‘mexer o corpo’, por estarmos vivendo em uma pandemia que já matou aproximadamente 180 mil brasileiros desde o mês de março, quando o surto chegou ao país.
 
Nesta terça-feira (8), o governador participou de uma videoconferência com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello e recebeu a notícia de que a Anvisa está pedindo um prazo de pelo menos 60 dias para aprovar as vacinas, fato que irritou Mendes.
 
“Temos um tempo estimado de 60 dias para esta aprovação, o que ao meu ver é um absurdo. A Anvisa tinha que mexer seu corpinho, ser mais rápido em um momento deste. Vão adotar um procedimento padrão diante de um momento de guerra, ou seja, eles falaram ‘continuam guerreando ai, porque meu prazo é o meu prazo’”, disse o governador em reunião nesta quarta-feira (9).
 
“Antigamente uma vacina demorava décadas, anos e anos. Tem vacina que demorou 30 anos para sair, agora saiu em um ano uma vacina e a Anvisa quer demorar o mesmo 60 dias diante de uma situação inusitada”, afirmou.
 
O democrata ainda registrou que, sendo autorizada, a vacina será distribuída pelo Ministério da Saúde a todos os estados, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). “O ministro nos informou que está previsto o recebimento de 100 milhões de doses até junho. No segundo semestre, serão mais 160 milhões de doses, um total de 260 milhões de doses até final de 2021”, explicou.
 
Ainda conforme Mendes, a previsão é de que no mês de janeiro seja destinadas 15 milhões de dozes, mais 15 milhões em fevereiro, 100 milhões de dozes até junho, assim como no segundo semestre serão mias 160 milhões de dozes.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.