Uma ação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e da Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (13), 13 pessoas associadas à uma facção criminosa em Reserva do Cabaçal (387 km a leste de Cuiabá). O grupo estava ameaçando eleitores para obrigá-los a votar em um candidato.
A ocorrência, uma das primeiras nesta eleição, foi divulgada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gilberto Giraldelli, em coletiva de imprensa neste sábado.
"Possíveis membro de uma facção criminosa que estavam atuando no sentido de admoestar e atrapalhar as atividades dos eleitores", afirmou Giraldelli.
Além das prisões em Reserva do Cabaçal, também foram registradas detenções em Sapezal (480 km a noroeste), Alto Garças (357 km ao sul) e Juscimeira (157 km ao sul).
Na coletiva, o desembargador também apesentou os dados sobre as apreensões e prisões por descumprimento da Legislação Eleitoral nos últimos 30 dias. Foram R$ 42,1 mil em dinheiro, dois carros, além de R$ 4 mil em outros bens.
Esse ano, para abrigar as pessoas que cometerem crimes eleitorais no domingo (15), dia da votação, estarão disponíveis o "cadeião" em Cuiabá e também uma unidade em Rondonópolis (212 km ao sul), terceiro maior colégio eleitoral de Mato Grosso.