Profissionais da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), do município de Sinop (a 500 km de Cuiabá) localizaram, na manhã deste domingo (8), durante revista geral, um princípio de túnel que serviria para a fuga dos reeducandos. É a quinta tentativa na unidade somente neste ano.
A revista estrutural é um procedimento de rotina na penitenciária.
A ação de revista começou por volta das 08h, quando todos os integrantes do Raio 2 foram colocados na quadra de esportes enquanto os policiais penais de plantão realizam a vistoria. Quando adentraram na ala 3, os profissionais notaram que haviam bolsas feitas de panos de toalha e que continham terra no interior.
Diante disso, começou uma análise minunciosa no piso da cela, onde foi constatado um início de túnel. O concreto já estava cortado e camuflado com massa artesanal de sabão em pedra. Ainda durante a revista, os profissionais detectaram que parte da grade havia sido serrada.
De imediato, a ala foi isolada e foi iniciada a manutenção e concretagem. Ao detectar a violação da estrutura, os policiais penais instauraram um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o envolvimento de cada recuperando na tentativa de fuga.