A microprodutora e diretora financeira da Cooperativa dos Seringueiros de Ouro Branco do Sul, Cristiane Silva Reis, recorreu ao Sicredi durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para ter o fôlego necessário para dar continuidade à produção. Foi com o Crédito de Fomento concedido pela cooperativa Sicredi Sul MT que ela conseguiu sair do sufoco e manter a sua renda neste período de crise mundial.
Associada do Sicredi há três anos, a microprodutora tem sua renda baseada principalmente no cultivo de seringueiras e atua na criação de aves e no plantio de limões. Escolheu o Sicredi justamente por ser uma cooperativa, já que ela faz parte de uma cooperativa de produtores rurais e entende como o cooperativismo é importante e benéfico aos seus associados.
Desde os 10 anos Cristiane está inserida no contexto da produção rural, mas foi só quando se formou e completou 18 anos que começou a aprender e trabalhar de fato com o cultivo, com a parte administrativa e outras funções. Com o fechamento da empresa onde trabalhava, os seringais foram vendidos e ela adquiriu cinco hectares para produção própria.
Em 2020, com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a produtora se viu diante de um desafio. A empresa para qual a Cooperativa dos Seringueiros de Ouro Branco do Sul vendia a produção começou a comprar menos e estender o prazo de pagamento. Isso fez com que muitos produtores, assim como ela mesma, se encontrassem sem recursos para investir em novos plantios, para cobrir os custos da propriedade e manter a renda familiar.
Foi com o Crédito de Fomento do Sicredi que a Cristiane encontrou o fôlego que precisava para enfrentar esse período. “O crédito me ajudou a custear todas as despesas referentes à minha propriedade. Ajudou a minha família a se manter neste período difícil. Se não fosse esse crédito, ficaria bem complicado trabalhar”, conta Cristiane.
Este ano, a cooperativa Sicredi Sul MT completa 30 anos de atuação, com presença em 10 municípios da região sul mato-grossense e o atendimento a cerca de 41 mil associados, entre eles Cristiane, outros tantos produtores rurais, pessoas físicas e empresários, que encontraram no cooperativismo de crédito o mesmo propósito de vida, que é o crescimento e a melhoria da qualidade de vida.
“A minha relação com o Sicredi é muito boa. Sou muito bem atendida pelos profissionais do Sicredi, da agência de Ouro Branco do Sul. Eu participo das palestras, das ações ambientais com o replantio de florestas e todas as outras atividades que sou convidada. Quando temos qualquer necessidade, nós podemos recorrer ao Sicredi que está sempre pronto para nos atender”, relata Cristiane.