Procura por alimentação saudável cresce durante a pandemia e movimenta o setor em Cuiabá. Empresas apresentam
incremento de até 25% e novos negócios surgem. Estudo NutriNet Brasil, feito pela Universidade de São Paulo (USP),
demonstra que a população passou a se preocupar mais com a saúde alimentar e aumentou em 44% o consumo de frutas, hortaliças e feijão, no período.
Hedcleni Nascimento, da franquia Dia Fit em Cuiabá, informa que a demanda na empresa cresceu até 25% nos últimos meses. Conforme a responsável pelo empreendimento familiar, inaugurado em 2019, a pandemia levou as pessoas para dentro de casa, o que resultou no aumento do peso corporal. Consequentemente, cresceu a preocupação com o bem
-estar e a saúde.
Entre os itens, estão pratos low carb e detox, caldos, cremes e lanches. A venda, feita por redes sociais, é finalizada com a entrega na casa do cliente.
Negócio similar tem Luiz Tavares, da Light Food Way, aberta há quase 3 meses. A empresa cresce em ritmo acelerado, com aumento de 257% no segundo mês de operação. “Já queria empreender há muito tempo. Após ouvir de um amigo o bom desempenho do setor de alimentação saudável, mesmo durante a crise, decidi investir”.
Tavares se interessou por alimentação saudável, após médicos identificarem uma síndrome rara no filho de dois anos, que passou a seguir uma dieta saudável e livre de açúcar. O fato mudou a alimentação de toda a família e fez surgir o negócio que ele prevê triplicar o faturamento em um ano. A venda é feita por redes sociais e a empresa conta com mais de 50 opções no cardápio.
“Saíram vários estudos alertando a necessidade de uma alimentação saudável para manter a imunidade em dia, que é importante para combater a doença da covid-19. Isso vem mudando os hábitos das pessoas”, comenta.