Cidades

Pantanal de Mato Grosso registra recorde de focos de incêndio em outubro

Faltando duas semanas para o fim do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, número de focos registrados já é um dos maiores da história, principalmente no Pantanal. Segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só em outubro, o bioma já alcançou 2.825 focos. O número é recorde desde 1998, quando as medições iniciaram pelo Instituto.

O Pantanal está em chamas desde 21 de julho e teve mais de 2,2 milhões de hectares consumidos pelo fogo. Brigadistas ainda estão no local, atuando no monitoramento. Considerando todo Estado, levantamento do Inpe aponta que já foram registrados 37.396 focos de calor no período proibitivo, 63% a mais do que no ano passado.

A proibição das queimadas iniciou em 1º de julho e segue até 12 de novembro. Coordenador do Núcleo de Inteligência Territorial do Instituto Centro de Vida (ICV), Vinícius Silgueiro, explica que parte do cenário vivenciado no Pantanal é explicado pela seca severa. “Será preciso ainda muita chuva para que a vegetação se restabeleça e os incêndios sejam controlados”.

Silgueiro lembra ainda que Mato Grosso tem regiões diferenciadas e a suscetibilidade aos incêndios é diferente em cada uma delas. No entanto, as particularidades não são consideradas quando da definição do período proibitivo, sendo o genérico para todo território. Outro apontamento do coordenador é de que somente a proibição não é suficiente.

O cooredenador destaca a necessidade da responsabilização, derrubando assim a sensação existente de impunidade, o que contribui para continuidade do crime. “Precisamos avançar em perícias e identificação da origem do fogo”, diz.

Dados

Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) realizou 24.715 atendimentos no período entre os dias 1º de julho e 27 de outubro. Dentre as ocorrências atendidas, destacam 1.325 incêndios em propriedades rurais, 1.293 rondas ostensivas rurais e 337 orientações.

O Inpe traz 44.143 focos de incêndio durante todo o ano. Destes, 33.396 foram só no período proibitivo.

Em 2019, foram 29.327 focos de janeiro a outubro. De 1º de julho a outubro de 2019, foram 22.877.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.