Estamos criando a geração “Fique em Casa”. Quem tem filho com mais ou menos 12 anos, vai entender muito bem o que quero dizer. Os jogos on-line multiplatafórmicos são um modo de interação entre os jovens. Eles riem, eles conversam, eles tretam, eles brigam. É tipo o racha na quadra, só que no cyber espaço. E para não ser um alien na própria casa, a gente deve se aproximar. Joãozinho mesmo sempre mostra seus jogos novos.
– Paiêêê! Senta aqui pra ver esse joguinho novo. Ele é muito bacana! A gente é um super herói que vai salvar o mundo! Devemos proteger as nossas florestas do desmatamento clandestino, aí você passa pelo fazendeiro que coloca fogo, resgata centenas de animais sem gastar água, economiza energia e consumo para diminuir o gás carbônico, até chegar no Grande monstro que come carne e gera 70% da poluição do planeta.
É claro que não existe jogo assim. Preservar não vende. O que vende é explosão. Fogo. Matem os Cucarachas! Os Estados Unidos impuseram seu poder universal expandindo ao mundo sua cultura Way of Life. E fazem isso muito bem até hoje. Nas mais diferentes plataformas! E eles afetam profundamente as nossas crianças. Escutar a conversa entre eles é quase como que pedir uma tecla SAP.
– Ôooooo Clemente! Roubou Minha Killll!!!!!!
– Para, Santanna! Não sou eu! Eu estou com a skin metade mulher, metade Minotauro!
– Joãozinho! quem tá upando só no head shot é o Luiz, na safe zone!
– Gente, bora pro among, que vamos linkar no chat real.
– Agora não! Bora dar end nesse level, primeiro!
Mas eles se divertem. Certo ou errado, tem ajudado eles se relacionarem em épocas de pandemia. E vai ser assim, cada vez mais. É muito estranho numa sala, ao lado de todo mundo, e todo mundo, longe de você. Cada um nos seus mundos. Mesmo unidos, nos isolamos. Me dá até arrepio. Nostálgicos dirão:
– Na minha época, a gente ficava brincando na rua.
Nada será como antes. Em pouco tempo, se não mudarmos nossos hábitos, não mudarmos nossos costumes, não tivermos consciência que estamos correndo para a Sexta Extinção em Massa do Planeta Terra 10 mil vezes mais rápido do que a última, não haverá nem rua.
Cara pálida.