Anunciada para ter início na segunda-feira (26), a interdição na trincheira do Complexo Viário do Tijucal poderá começar na quinta-feira (29). Informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) apontam que equipes já iniciaram os procedimentos necessários para paralisação do local.
No domingo (25), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) anunciou a interdição da trincheira para segunda-feira. Contudo, na data anunciada os reparos não tiveram início porque não haviam profissionais da Semob no local para fiscalizar o trânsito.
De acordo com a Semob, qualquer tipo de acionamento de fiscais de trânsito para controle de trânsito devem ser feitos mediante ato oficial, passo que não teria sido cumprido pela Sinfra em tempo hábil.
Oficiada somente no final de segunda-feira, a Semob apontou que "já estão sendo traçadas as rotas de acesso e opções de desvios, devidamente sinalizadas como forma de orientar os condutores".
A obra
Segundo o secretário-adjunto de Obras Especiais da Sinfra, Isaac Nascimento, o projeto de restauração da via começou a ser elaborado em 2019 e teve fim em setembro. Os reparos na trincheira serão feitos com objetivo de restauração do asfalto e outras melhorias na infraestrutura, tais como substituição dos drenos.
A trincheira do Complexo Viário do Tijucal possui 740 metros de extensão e interliga a BR-364 até a Avenida Archimedes Pereira Lima, na Capital. O valor a ser investido para a execução da recuperação faz parte do contrato firmado em 2012 para obras na trincheira, na ordem de R$ 32,9 milhões. Desse modo, o Estado não terá custos adicionais com a execução das melhorias de infraestrutura.