Cidades

Mais de 9,8 mil processos se ‘arrastam’ na Justiça de Mato Grosso

Mais de 9,8 mil processos de acidentes de trânsito “arrastam” em Mato Grosso. Os números são do Tribunal de Justiça e referem-se apenas aos casos de primeira instância. Do total tramitam em Cuiabá 5.192 ações e em Várzea Grande 616. Familiares de vítimas do trânsito lamentam a falta de punição para os crimes, processos que demoram anos e penas baixas.  

No dia 13 de outubro, presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto de lei 3267/19, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. As novas regras, que passam a valer em 180 dias, trazem mudanças dobrando a quantidade de pontos na carteira e aumentando validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Receio de quem conhece a realidade do trânsito é que as alterações aumentem a impunidade.  

Não poder abraçar o pai, as ausências em datas comemorativas são realidades com as quais Francinilda da Silva Lúcio tem que conviver diariamente. Ela perdeu o pai, o verdureiro Francisco Lúcio Maio, em um acidente na Miguel Sutil no dia 14 de abril de 2018. O homem retornava para casa com carrinho de verduras após um dia de trabalho e, por volta das 19h30, foi atropelado pela médica Letícia Bortolini.  

“É uma sensação de incapacidade, tudo é demorado, tudo é muito lento. O mais triste é tratar de uma pessoa que tinha toda a capacidade de parar para dar assistência, para chamar o Samu, dar talvez os primeiros atendimentos. Ela fez o juramento de salvar vidas e não fez o que deveria”  

Mais de 2 anos após a morte de Francisco, ainda não houve audiência sobre o caso. No Conselho Regional de Medicina, o cadastro da médica continua regular, atuando normalmente. A médica responde por homicídio doloso (quando não há intenção de matar), omissão de socorro, embriaguez ao volante, e por se afastar do local do acidente fugindo da responsabilidade.  

Francinilda lamenta o fato de que a Justiça não seja igual para todos. “Sempre vou ter a esperança, enquanto eu puder ir atrás eu vou. Por mais que falem que não vai dar em nada, ainda prefiro acreditar que vai”, diz.

Confira reportagem completa no Jornal A Gazeta 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.