Cidades

Brigadistas que combatem incêndios florestais em MT devem deixar locais neste sábado

Os 185 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que combatem incêndios em Mato Grosso, devem deixar os locais a partir de sábado (24).

O Ibama determinou, em ofício de quarta-feira (21), que as brigadas de incêndios florestais interrompam, a partir da meia meia-noite desta quinta (22), os trabalhos em todo o país. Em um segundo documento, desta quinta, o órgão fala em "indisponibilidade financeira" para fechar o mês de outubro.

Nos incêndios, o helicóptero do Ibama passa com água para apagar queimadas numa região de difícil acesso no Pantanal em Mato Grosso.

Imagens aéreas mostram a fumaça. As aeronaves também são usadas pra fazer linhas frias. Enquanto equipes do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e PrevFogo cavam trincheiras para conter o fogo subterrâneo, a aeronave passa jogando água.

Segundo estimativa do próprio Ibama e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o fogo perdeu força, mas em uma semana mais de 5 mil hectares queimaram em Mato Grosso.

É o equivalente a 5 mil campos de futebol. De janeiro até agora quase metade da área do Pantanal queimou no estado. Há incêndios que começaram há meses.

Os brigadistas afirmam que esse é um momento crucial para o controle do fogo.

Eles trabalham em linhas de defesa para que o fogo que está hoje em poucas regiões, não volte a avançar com uma nova estiagem. É que a chuva reduziu os focos, mas caiu abaixo da média para o mês de outubro.

Há previsão de pancadas de chuva acontecendo nas áreas do pantanal. Também tem muita nebulosidade sobre Cuiabá.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.