Cidades

Parte dos voluntários de Mato Grosso relata efeitos adversos da vacina contra Covid-19

Parte dos voluntários mato-grossenses que receberam a primeira dose da vacina chinesa para prevenir a contaminação pelo coronavírus (covid-19) apresentou alguns efeitos adversos, como dor de cabeça e no local da aplicação, além de cansaço. Em âmbito nacional, o percentual de voluntários com efeitos é de 35%.

Eles fazem parte da 3ª etapa do ensaio clínico da Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac Life Science e que, no Estado, está sendo operacionada por equipes científicas do Instituto Butantan e do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM).

A dose, que deve continuar sendo aplicada até final de novembro em Mato Grosso, foi motivo de polêmica nesta quarta-feira (21) entre os governos estadual e federal. O governador Mauro Mendes, após reunião com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, anunciou que a imunização no Estado iniciaria em janeiro, informação que foi desmentida pelo presidente da República nas redes sociais.

Na tarde de terça-feira (20), o gestor da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, já havia externado suas expectativas para o início da aplicação da vacina chinesa na população local que, com o avançar da pesquisa, poderia ser disponibilizada ao mercado ainda neste ano.

“Nós queremos ser otimistas. Os testes sendo finalizados até novembro, com a possibilidade que esteja disponível no país já os primeiros lotes para testar, prioritariamente o grupo de risco e os profissionais da área da saúde”.

Apesar de frisar que vem acompanhando o estudo clínico junto ao HUJM, Figueiredo destacou que até então tudo se trata de expectativa, já que ainda não havia, definitivamente, nenhum posicionamento quanto a uma data por parte do Ministério da Saúde, “que aguarda a finalização desses testes necessários para ter a autorização devida para poder fazer a vacinação”.

Diante da afirmação do governador de São Paulo, João Dória, de que no estado a vacinação contra a covid-19 será obrigatória, Figueiredo explicou que tudo que ocorre no país quanto à vacinação é coordenado pelo Ministério, via Programa Nacional de Imunização.

“Mato Grosso não ficará de fora, vai ser contemplado como todos os estados, dentro dos critérios que o governo federal estabelecer para isso”.

Vale destacar que nenhum dos voluntários que foram vacinados apresentaram reações adversas graves.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.