Mato Grosso tem 20 mil pacientes aguardando retomada das cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas, nos hospitais do estado. O acúmulo ocorreu principalmente pela pandemia do coronavírus (Covid-19).
Os procedimentos estão sendo retomados pelos hospitais. Muitos pacientes estão sofrendo há mais de um ano com dores fortes, impossibilitados de trabalhar e até de fazer tarefas domésticas.
Cerca de 23 mil pessoas estão na fila de espera por uma cirurgia eletiva no estado. Em Cuiabá são 9.038, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde.
Na capital, desde a publicação do último decreto que retoma os serviços públicos, 980 cirurgias foram aprovadas, segundo a Central de Regulação.
Agora que a ocupação de leitos reservados para pacientes com Covid-19 está em queda, alguns hospitais já começam a planejar a retomada das cirurgias eletivas.
Na Santa Casa, dez leitos de UTI foram liberados e o número total de vagas disponíveis para tratamento de outras doenças subiu para 50.
Apesar da longa espera, quem sofre há meses ainda mantém viva a esperança de recuperar a saúde, com a cirurgia a que tem direito garantido por lei.