Cidades

Fila para cirurgias tem 20 mil pacientes depois de suspensão durante a pandemia em MT

Mato Grosso tem 20 mil pacientes aguardando retomada das cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas, nos hospitais do estado. O acúmulo ocorreu principalmente pela pandemia do coronavírus (Covid-19).

Os procedimentos estão sendo retomados pelos hospitais. Muitos pacientes estão sofrendo há mais de um ano com dores fortes, impossibilitados de trabalhar e até de fazer tarefas domésticas.

Cerca de 23 mil pessoas estão na fila de espera por uma cirurgia eletiva no estado. Em Cuiabá são 9.038, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde.

Na capital, desde a publicação do último decreto que retoma os serviços públicos, 980 cirurgias foram aprovadas, segundo a Central de Regulação.

Agora que a ocupação de leitos reservados para pacientes com Covid-19 está em queda, alguns hospitais já começam a planejar a retomada das cirurgias eletivas.

Na Santa Casa, dez leitos de UTI foram liberados e o número total de vagas disponíveis para tratamento de outras doenças subiu para 50.

Apesar da longa espera, quem sofre há meses ainda mantém viva a esperança de recuperar a saúde, com a cirurgia a que tem direito garantido por lei.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.