prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) não comparecerá ao primeiro debate realizado pela TV Vila Real, nesta quinta-feira (15), que reunirá os candidatos que disputam o Palácio Alencastro. O gestor justificou a ausência apontando risco de contágio pela covid-19.
Com a falta do prefeito, o debate será realizado a partir das 11h com a presença dos outros sete candidatos, a saber: Abílio Júnior (Pode); Aécio Rodrigues (PSL); Gisela Simona (Pros); Roberto França (Patriota); Gilberto Lopes (Psol); Julier Sebastião (PT) e Paulo Grando (Novo).
Antes mesmo de declarar desistência do debate, o emedebista já havia apontado que não participaria de encontros nos quais as pautas fossem direcionadas exclusivamente para a discussão sobre as plataformas de governo.
Para muitos, a medida foi vista como uma forma encontrada para que o prefeito não fosse confrontado a respeito do escândalo do paletó – no qual Pinheiro foi flagrado recebendo maços de dinheiro que, posteriormente, foram apontados como sendo ‘mensalinho’ em delação premiada pelo ex-deputado José Riva.
De acordo com o comunicado oficial emitido pelo prefeito, o candidato estará disponível para discutir suas propostas por meio de coletivas virtuais nesta quinta-feira, a partir das 16h, em suas redes sociais.
Apesar do apelo à saúde apontado pelo gestor, em imagens de campanha do prefeito é possível ver Pinheiro reunido com multidões, participando assim de diversos atos de aglomeração – que são uma das justificativas utilizadas para a ausência no debate.
Confira a seguir o apontamento oficial do prefeito para a ausência no debate:
‘O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, candidato à reeleição pela Coligação ‘A Mudança Merece Continuar’ informa:
– as medidas de biossegurança para evitar a propagação do novo coronavirus devem ser respeitadas;
– que a exposição a espaços fechados, que possibilitem a aglomeração de pessoas, representa riscos à saúde do candidato, de sua equipe e de profissionais da comunicação;
– o prefeito avalia que o exemplo da TV Centro América que optou pela suspensão dos debates em primeiro turno no pleito eleitoral de 2020 deve ser seguido;
– por fim, reitera sua defesa a exposição do plano de governo e de propostas para fomento ao crescimento da cidade e deixará de participar de qualquer debate que gere riscos à saúde das pessoas e que seja constituído em um formato que fuja a compreensão dessa premissa.
O prefeito Emanuel Pinheiro informa que concederá coletiva on-line na data de hoje (15), a partir das 16h, por meio de suas redes sociais.
Cada jornalista de um veículo de comunicação poderá encaminhar uma pergunta em tempo real ao prefeito, por meio do grupo criado no Whatsapp. A coletiva terá duração de 1h.’