Plantão Policial

Oito são presos em flagrante durante operação de combate a facções em MT

Oito prisões em flagrante, além de apreensões de armas, munições, celulares, drogas e até mesmo cadernos de contabilidade do tráfico de entorpecentes, são o resultado da Operação Integrada Ordem Pública, deflagrada nesta quarta-feira (14.10), nos municípios de Confresa, Vila Rica e Porto Alegre do Norte. Houve ainda confronto com dois suspeitos, que atiraram contra os policiais. Na reação policial, os homens ficaram feridos e vieram a óbito.

Na madrugada desta quarta-feira, as forças de segurança iniciaram os mandados de prisão e busca e apreensão. Durante o cumprimento, dois suspeitos reagiram à ação dos policiais e atiraram contra a guarnição, que em legítima defesa revidou a agressão. Os dois homens chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

As forças de segurança realizaram a apreensão de dois revólveres e uma espingarda 5.5, 14 munições, porções de maconha, cocaína, R$ 500,00 em dinheiro, 10 aparelhos celulares e quatro cadernos onde era feita a contabilidade de traficantes que atuavam na região. Ao todo, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

O delegado regional de Confresa, Marcos Leão, lembra que o trabalho da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) iniciou em agosto, com investigações sobre a atuação das facções criminosas na região.

“Desde então a Polícia Civil vem fazendo esse trabalho, inclusive junto com a Polícia Militar, e nesse período a gente observou como a atuação ordenada dessas facções fizeram com que elas crescessem. E a Secretaria de Segurança desencadeou essa operação não só para mostrar a força do Estado, mas também para manter esse trabalho e impedir que o crime ganhe as ruas”, pontuou o delegado responsável.

A operação também contou com a pintura de 33 pontos pichados com frases de apologia ao crime. Os servidores das prefeituras dos três municípios ficaram responsáveis pela pintura, com a escolta de policiais militares e civis. Além disso, os três municípios contaram com barreiras na entrada das cidades, reforçando assim a segurança da população.

“O Estado é permanente e o aparelhamento de Segurança Pública é o braço forte desse Estado, que faz obter o progresso de forma ordenada, legal e legítima. Não vamos admitir que facções criminosas se instalem em nossa região e entrem em confronto com a polícia. Nós sempre prezaremos pela sensação de segurança da população, servindo e protegendo a sociedade”, destacou o comandante do 10º Comando Regional, tenente-coronel PM Wellington Rodrigues.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Vigilância Sanitária do município atuaram na vistoria de bares e estabelecimentos comerciais principalmente nas áreas com maior índice de criminalidade.

A Operação Ordem Pública contou com um efetivo de mais de 100 servidores da Segurança Pública e 24 viaturas. São servidores da Polícia Militar (10º Comando Regional, Bope, Força Tática); Polícia Judiciária Civil (Delegacia Regional de Confresa, DRE e GOE), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Sistema Penitenciário, por meio do Serviço de Operações Especiais (SOE).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em