Cidades

Organizações buscam solução para abrigo de pessoas em situação de rua na pandemia

A Ouvidoria Geral de Polícia de Mato Grosso participou de uma reunião, nesta segunda-feira (13/10), na Secretaria Municipal de Assistência Social para tratar do acolhimento de pessoas em situação de rua durante a pandemia. Desde abril a prefeitura assinou um contrato temporário com uma rede de hotéis para que uma de suas unidades abrigasse essas pessoas como forma de prevenir a disseminação da doença. O contrato se encerrou em outubro mas a crise sanitária ainda não.

As pessoas não ficarão desabrigadas, garantiu Hellen Ferreira de Jesus, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). O acolhimento foi realizado de forma emergencial e obedecendo uma decisão judicial que pedia a proteção dessa população num momento em que a principal medida sanitária era a orientação de ficar em casa.

Para o Ouvidor Geral de Polícia, Lúcio Andrade, “a condição das ruas expõe essas pessoas tanto a se envolverem com delitos, quanto a serem vítimas de violência. Políticas dessa natureza impactam a segurança pública”, afirma o ouvidor. Uma solução apontada na reunião é a contratação de comunidades terapêuticas para acolher as pessoas e garantir condições de prevenção de contágio do novo coronavírus.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.