Moradores do Residencial Nico Baracat, em Cuiabá, denunciam cobrança 'por fora' para ligação de energia elétrica.
O residencial, que tem mais de 1.400 casas, começou a ser entregue apenas em julho deste ano, com 6 anos de atraso. Para entrar nas casa, o contemplado precisa pedir as ligações de água e energia elétrica.
Os moradores denunciam que funcionários da empresa terceirizada pela concessionária de energia elétrica estão cobrando por fora para fazerem as ligações.
Em uma conversa por whatsapp entre uma moradora e um dos responsáveis pela ligação, o funcionário diz que tem uma tabela de preços: de R$150 a R$ 200.
A produção entrou em contato com o profissional e ele confirmou a informação e explica o motivo.
"O valor depende da distância do padrão para o poste, por causa do material. Se o padrão for próximo ao poste, ele cobra R$ 150. Se for mais distante ele cobra R$ 200", explica.
O pagamento é feito direto para o funcionário.
De acordo com a Agencia Nacional de Energia Elétrica, a ligação da energia do poste até o padrão do consumidor é responsabilidade da concessionária. Se esse padrão ficar no limite da via pública com o imóvel, como são os do Nico Baracat, a ligação não tem custos extras para o consumidor.
Há cobrança apenas se houver a necessidade de uma extensão da rede, mas isso vem cobrado na conta.
As concessionárias tem até cinco dias úteis para vistoriar a unidade e fazer a ligação em imóveis de baixa tensão em área urbana. Mas se a pessoa entrar em contato com os funcionários da empresa terceirizada que atende a Energisa em Cuiabá e pagar por fora, a ligação pode ser feita no mesmo dia.
O consumidor que paga por fora, fura a fila de quem já estava esperando. Tem morador esperando há quase um mês pela ligação.