Cidades

Vuolo diz que Serviços Urbanos retirou obras da praça e vai apresentar novidades nesta semana

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer Francisco Vuolo afirmou, em entrevista, que a responsabilidade pelas obras de Adir Sodré e de Wlademir Dias-Pino, retiradas da Praça Oito de Abril na última reforma, é da Secretaria de Serviços Urbanos. Segundo ele, ainda nesta semana será anunciado o que foi planejado para resolver a questão das ‘obras perdidas’.

“Foi uma ação realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos. Nós acompanhamos isso depois do acontecido. Existem algumas ações que já foram planejadas pelo atual secretário Anderson, e ainda essa semana ele estará anunciando efetivamente o que é que foi desenhado para a praça Oito de Abril, que com certeza vai ser uma homenagem importante ao nosso querido artista Adir Sodré, bem como alusiva ao nosso Dias-Pino que também deixou uma obra que é fantástica”, afirmou, em evento supra partidário de lançamento da campanha do senador interino Carlos Fávaro (PSD) à reeleição.

Vuolo não especificou, no entanto, se será feita uma réplica da ‘Árvore de Todos os Povos’, como havia falado o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), e nem onde ela seria colocada. Ao Olhar Conceito, Larissa Spinelli, diretora geral da Casa de Cultura Silva Freire, afirmou que a recolocação no mesmo local é essencial, pois a localização faz parte da obra de Dias-Pino.

O secretário de cultura voltou a afirmar que a Penalux, empresa responsável pela construção da obra projetada por Dias-Pino na primeira vez, ainda tem o projeto guardado. “Importante ressaltar que a obra não foi feita, desenhada, tratada pelo artista Wlademir. Ele concebeu o projeto com suas diversas formas, isso foi produzido por uma empresa de Cuiabá. Esse projeto está lá guardado e o secretário Anderson está com boas novidades em relação a isso, ainda essa semana vai anunciar”, disse.

O monumento foi retirado em dezembro de 2019, e no lugar foi instalado um chafariz com um tuiuiú. Já onde ficava o mural pintado por Adir Sodré, a obra pintou de verde por cima. Os dois artistas já faleceram. Sodré, inclusive, estava em negociação com a Prefeitura para repintar a parede, mas falece após um infarto em agosto deste ano.

 “A secretaria de serviços urbanos está à frente, porque foi ela quem fez o procedimento da retirada desses elementos culturais, nós vamos estar acompanhando, como estivermos desde o início, mas é uma prerrogativa que cabe a ela agora que iniciou o processo, concluí-lo”, completou Vuolo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.