Nacional

Contagem regressiva para definição do futuro de Witzel no governo do RJ

Começa nesta segunda-feira (5) a contagem regressiva que definirá o futuro de Wilson Witzel (PSC) à frente do governo do Rio de Janeiro. Na última quinta (1º), o deputado Waldeck Carneiro (PT) foi sorteado para relatar o processo no Tribunal Especial Misto. Com isso, o Witzel tem 15 dias para apresentar sua defesa ao colegiado, que então julgará se o governador já afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) volta ao cargo ou o deixa em definitivo.

Além do deputado petista, compõem o Tribunal os deputados Alexandre Freitas (Novo), Chico Machado (PSD), Dani Monteiro (PSOL) e Carlos Macedo (Republicanos) – nenhum deles apoia Witzel. Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio, escolhidos por sorteio, completam o colegiado que julgará o governador afastado.

A primeira função dessas dez pessoas será decidir se aceitam ou não a denúncia contra Witzel. Se houver empate, o voto de Minerva será do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares, que também preside o tribunal misto.

Caso a denúncia seja aceita, o processo prosseguirá. Para que Witzel seja impedido de continuar o mandato, são necessários sete votos. Se a cassação for aprovada, Witzel perderá definitivamente o cargo e o vice, Cláudio Castro (PSC), que atualmente é governador interino, se tornará o titular. Todo o processo pode demorar até 120 dias, a contar desta segunda-feira.

As etapas do processo de impeachment contra o Witzel têm sido marcadas por derrotas de “goleada”. Quando a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro abriu o processo, foram 69 votos a favor e nenhum contra; na semana passada, 24 a 0 pró-relatório da comissão especial. Nem no Judiciário, o berço do ex-juiz, o sofrimento foi menor: ele perdeu de 14 a 1 no STJ.

Nenhum deputado saiu em defesa do mandatário, eleito na esteira do bolsonarismo e do discurso antipolítica de 2018. Witzel se diz vítima de “perseguição política” e chamou a operação de busca e apreensão contra ele de “circo”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus