O juiz auxiliar da Presidência Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, responsável pelo Núcleo de Inovações do Poder Judiciário de Mato Grosso e coordenador do Comitê Gestor do PJe no Estado, é um dos finalistas da categoria “Liderança Exponencial” do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial.
Segundo o CEO do Judiciário Exponencial, Ademir Milton Piccoli, essa premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras, desde o uso de tecnologias em processos de gestão e o uso de novas metodologias no âmbito do Sistema de Justiça, assim como promover e reconhecer os líderes que se destacam por seu perfil empreendedor dentro das instituições.
Para o magistrado, a indicação como um dos finalistas na categoria “Liderança Exponencial” é motivo de orgulho. “Significa que o trabalho que temos feito tem conseguido trazer resultados, principalmente para a instituição, para o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso”, salienta. Luiz Octávio O. Saboia Ribeiro enalteceu a maneira adotada pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha de gerir a instituição, possibilitando que todos os coordenadores e juízes auxiliares possam colaborar para transformar o ambiente de trabalho e o Poder Judiciário como um todo, “para que então possamos cumprir com maior êxito, maior eficiência e maior transparência aquilo que é a missão constitucional do TJ, que é prestar a jurisdição de modo eficaz e célere ao cidadão.”
Ainda de acordo com o juiz auxiliar, essa forma de administrar a instituição trouxe resultados e aproximou o Tribunal de Justiça da sociedade e de diversos segmentos essenciais como a advocacia, o Ministério Público, a Defensoria Pública, entre outros. “Foram estabelecidos canais de diálogo muitos consistentes e, principalmente, nossos magistrados e servidores foram estimulados a pensar ‘fora da caixa’ no sentido de buscar novas soluções, novas alternativas para velhos problemas”, assinala.
Conforme Saboia, essas alternativas envolvem o uso de novas tecnologias, novos fluxos de trabalho ou até mesmo iniciativas simples, como o delivery de processos instituído durante a pandemia da Covid-19. “Foram iniciativas que começaram no interior por magistrados e servidores que decidiram romper as dificuldades que os amarravam para melhor servir à sociedade. E é motivo de orgulho sim, poder participar de todo esse processo, colaborando com a instituição e possibilitando toda essa transformação exponencial dentro do Poder Judiciário de Mato Grosso.”
A votação para a escolha do Líder Exponencial será na tarde do dia 13 de outubro, entre as pessoas inscritas na 3ª edição do Expojud – Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema da Justiça, que ocorrerá de 13 a 16 de outubro, de forma 100% online e gratuita. Também no dia 13 de outubro, às 11h, será realizado um painel de bate-papo entre os finalistas.
Expojud
Os participantes poderão assistir às palestras ministradas por especialistas de diversos setores, sobre inovação, tecnologia, casos de sucesso e empreendedorismo dentro do sistema judicial, além de visitar e interagir virtualmente com as instituições do Sistema de Justiça e com as empresas apoiadoras do congresso.
A programação contará com painéis de discussão sobre temas aplicados à realidade atual da justiça, como inteligência artificial, inovação, Lei Geral do Proteção de Dados Pessoais (LGPD), intraempreendedorismo, cultura digital, segurança da informação, instituições orientadas a dados, liderança exponencial, entre outros.
O evento é voltado para líderes, gestores e servidores da Justiça, pessoas da área de tecnologia, inovação e jurídica, além de advogados e demais operadores do direito.