Cidades

Temperatura chega a 43ºC no Pantanal de MT e calor e tempo seco ajudam na propagação de fogo subterrâneo

A temperatura chegou a 43ºC em Poconé, no Pantanal de Mato Grosso, nessa terça-feira (29). O tempo seco e quente favorece a expansão dos focos de incêndio.

Um avião agrícola cedido para reforçar o combate às queimadas no Pantanal abasteceu o reservatório de 3 mil litros d'água, e partiu rumo à divisa de Mato Grosso, com Mato Grosso do Sul.

A força-tarefa concentra os esforços para conter o incêndio que se desprendeu da Estação Ecológica Taiamã e está entrando no oeste da Transpantaneira. O objetivo é impedir atingir área preservada em agosto.

Já no Porto Jofre, ao sul da estrada, no meio de uma área queimada o veado caminha ofegante, a cada passo a poeira levanta.

Como ainda não choveu nessa região do Porto Jofre, a umidade está muito baixa, abaixo de 20%. A previsão é de temperatura muito alta, no fim da manhã já tinha atingido 40ºC, e o calor e o tempo seco dificultam o combate às chamas, por causa do fogo subterrâneo em área já queimadas.

Quando o Pantanal fica alagado, a água carrega folhas e galhos. Na seca, tudo isso fica no chão e vai se compactando ao longo dos anos, formando várias camadas e cavidades sob o solo. Com isso, o fogo subterrâneo encontra caminho para voltar a ativa.

Nesse período de pico entre as 14h e 15 h, que a temperatura ultrapasse os 30ºC, vento com velocidade acima de 30 km por hora e umidade abaixo de 30%.

Até as sementes, que poderiam repor a vegetação destruída virou cinzas.

Todas essas sementes estão perdidas porque elas são seca e elas possuem o que a gente chama de halas. Essas halas altamente inflamáveis quando elas caem sobre a serra pilheira, que são aquelas folhas, a matéria orgânica acumulada na superfície do solo, elas estão mais suscetíveis ao fogo e a gente perde todo esse banco de sementes extremamente valioso.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.