Um total de R$ 150 milhões estão sendo investidos, apenas este ano, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na construção e melhorias das escolas da rede estadual de ensino.
Outros R$ 200 milhões, já previstos para 2021, serão aplicados na melhoria da ambiência escolar – em reformas, estrutura mobiliária, formação continuada e processo pedagógico.
“O grande objetivo é fazer com que nossos alunos aprendam e aprendam com qualidade”, diz a secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, nesta entrevista.
Ela ressalta que este momento vivido pela Seduc é resultado da retomada da credibilidade do Governo do Estado (e da própria Secretaria) perante fornecedores e parceiros municipais. Confira a entrevista!
A Secretaria de Educação está passando por uma reformulação, que pretende ser uma virada de chave na educação do Estado. O que será feito para alcançar essa proposta?
Marioneide Kliemaschewsk – Para alcançar esta proposta, três pilares nos sustentarão – infraestrutura, valorização dos recursos humanos e melhoria pedagógica.
É importante salientar que, no pilar da infraestrutura, estamos investindo R$ 150 milhões na melhoria de nossas unidades escolares, beneficiando professores e alunos com espaços aconchegantes, acolhedores e propícios para a construção do processo ensino-aprendizagem.
Também já estamos aplicando o Programa Socioemocional, em parceria com o Instituto Península e Ayrton Senna, para todos os nossos professores e alunos da rede estadual de ensino. Sabemos do desafio, no período pós pandemia, de acolher nossos alunos e trazê-los para o processo pedagógico.
Além disso, estamos trabalhando com o Eduque Mais, um programa que permite aos pais acompanhar de perto o rendimento, a aprendizagem e a participação de seus filhos nas atividades escolares.
Estamos programando, para 2021, um grande investimento em tecnologias educacionais, com a reestruturação dos nossos espaços da biblioteca integradora. Levaremos esta tecnologia para as escolas, propiciando ao professor o contato com o mundo digital, com a mídia digital, com a educação remota e online, para suprir uma deficiência deste período de pandemia.
Estamos focados em organizar projetos de melhoria da aprendizagem. O momento é de retomar a educação com uma grande virada, fortalecendo o processo pedagógico.
Por isso, em 2021 investiremos no Projeto Força-tarefa, cuja proposta é buscar estratégias diferenciadas para atender aos alunos nas dificuldades encontradas neste momento de pandemia. E no Pré-Enem, com foco no ensino médio, propiciando o contato dos alunos com as questões, com as atividades e com o programa de redação do Enem.
Na gestão escolar, a Seduc está promovendo o processo seletivo para secretários e diretores escolares. A meta é melhorar o processo pedagógico e a qualificação dos profissionais responsáveis pela articulação da aprendizagem nas unidades escolares.
Propiciar aos diretores e secretários não apenas o programa de formação continuada, como garantir a eles condições para o desenvolvimento de trabalho na escola, no chão da escola, onde de fato a educação acontece.
São investidos R$ 150 milhões em construções e reformas de escolas. O que mais está por vir?
Marioneide Kliemaschewsk – Há um grande investimento previsto para 2021 e 2022. O governador Mauro Mendes, com olhar sensível para a educação, priorizando a educação como uma transformação de vidas, nos deu credibilidade para desenvolver um trabalho pautado em melhoria de infraestrutura.
Para 2021, já estão previstos mais de R$ 200 milhões para melhoria da ambiência escolar. Não só na em reformas, como também em estrutura mobiliária, formação continuada e processo pedagógico. O grande objetivo é fazer com que nossos alunos aprendam e aprendam com qualidade.
Teremos, pela frente, dois anos de muito trabalho, mas, pautado no grande objetivo de uma Secretaria de Educação. Fazer com que o conhecimento chegue a todos os nossos alunos e se transforme em melhoria dos resultados pedagógicos.
O Governo colocou em dia os repasses do transporte escolar, paga em dia os fornecedores. Como isso contribui para a Educação no Estado?
Marioneide Kliemaschewsk – Passamos nos últimos anos por situações de falta de liquidez, gerando descrédito dos fornecedores e parceiros municipais em relação à própria Seduc e ao Governo do Estado.
Ao colocar em dia todos os pagamentos de fornecedores e repasses municipais, recuperamos a credibilidade e voltamos a ter liquidez. Assim, pudemos estabelecer novas metas no planejamento e garantir que com esta credibilidade chegue onde ela precisa chegar – aos munícipes.
Portanto, é necessário fortalecer esta colaboração. Entender que os alunos são de uma rede pública de ensino, independente de ser municipal ou estadual. O grande diferencial está em garantir à sociedade mato-grossense, aos nossos alunos, uma educação de qualidade. Qualidade que perpassa pela credibilidade da instituição Seduc junto aos fornecedores e aos municípios, para, através do equilíbrio econômico e fiscal, ter de fato possibilidade de maiores investimentos.
Quais os desafios para garantir uma educação de qualidade para as crianças e os jovens e como alcançar estas metas?
Marioneide Kliemaschewsk –O grande desafio desta pandemia foi fazer com que nenhum aluno ficasse desassistido. Seja online ou off-line, como foram as opções nas aulas remotas.
Porém, os desafios do pós-pandemia serão bem maiores. Como reduzir os índices de evasão e retenção e melhorar a proficiência de nossos alunos. Tanto em Língua Portuguesa e Matemática como em todas as áreas do conhecimento.
Por isso, é preciso fortalecer o processo pedagógico. Propiciar ao professor uma formação continuada focada em oficinas das diversas áreas do conhecimento, garantindo o cumprimento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os direitos de aprendizagem, a melhoria da proficiência e, como resultado maior, a melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
É este o foco da Secretaria de Educação nos anos de 2021 e 2022. A gestão articulada e orientada para resultados.
Qual a missão da senhora a frente da Seduc?
Marioneide Kliemaschewsk – Estar à frente da Seduc tem sido um grande desafio. Assumi, quando era preciso buscar a liquidez desta Secretaria, honrar compromissos não cumpridos, articular e organizar um processo de melhoria da aplicação dos recursos, com redução de gastos e foco no pedagógico.
Em 2019, o grande desafio, nos sete primeiros meses, foi colocar a casa em ordem, pagar as contas, planejar o pedagógico, o administrativo e o financeiro com foco na melhoria da aprendizagem. Foi um ano difícil, marcado por uma greve.
Em 2020, a pandemia. Ou seja, poucas possibilidades de desenvolver um trabalho pedagógico com a qualidade esperada, sonhada.
Tenho tentado ter como missão articular o processo de virada educacional, que a Seduc tenha como foco fazer com que a aprendizagem chegue a todos os nossos alunos.
A meta deve ser sempre evasão zero, gestão 10. Uma Secretaria de Educação só existe, porque lá na ponta há crianças, adolescentes e jovens precisando aprender e aprender com qualidade.
Portanto, o grande desafio é fazer a virada da educação, que acredito ser possível quando todos juntos unem suas forças para realizar a melhoria do processo ensino-aprendizagem no interior de nossas escolas.