Mais uma tonelada de entorpecentes apreendidos em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) foram incinerados pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (25.09). A destruição foi realizada em uma empresa no Distrito Industrial da cidade. É a segunda incineração de drogas ocorrida neste ano.
Aproximadamente uma tonelada das substâncias ilícitas, a maior parte composta por maconha e cocaína, é referente às ações policiais deflagradas na região pelas forças de segurança, no período de março a setembro de 2020.
A incineração das drogas foi coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, que também atua também na investigação dos delitos de tráfico de entorpecentes, após autorização do Poder Judiciário.
Conforme o delegado da Derf Rondonópolis, Santiago Rozendo Sanches e Silva, mesmo diante da pandemia causada pelo coronavírus, a equipe de policiais civis de Rondonópolis não cessou as atividades relacionadas ao combate ao crime de tráfico, o que reflete no aumento do número de prisões e apreensões em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com levantamento da Secretaria de Segurança Pública, entre janeiro e agosto deste ano, as forças de segurança da região de Rondonópolis apreenderam 15% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.
"A Polícia Civil vem realizando o combate efetivo e eficaz tanto aos crimes patrimoniais, quanto ao crime de tráfico de drogas. Neste ano com apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, a Derf-Rondonópolis efetuou mais de 100 prisões somente relacionadas ao tráfico", destacou o delegado Santiago.
A primeira incineração, de uma tonelada de entorpecentes, foi feita pela Polícia Civil de Rondonópolis em março deste ano. Com a incineração desta sexta-feira, já são duas toneladas de entorpecentes retirados de circulação no comércio ilícito e enfraquecendo a atuação de organizações criminosas.