No dia 15 de novembro de abril os eleitores vão escolher um dos 11 candidatos anunciados pelos partidos para disputar uma vaga no Senado por Mato Grosso na eleição suplementar.
As convenções encerraram na noite dessa quarta-feira (16).
A eleição suplementar irá eleger o candidato que vai ocupar a vaga no Senado aberta com a cassação de Selma Arruda, no ano passado.
Outros três partidos informaram que vão realizar convenções e lançar candidatos à vaga ainda esta noite. Esta quarta-feira (16) foi o último dia para as convenções, conforme o estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foram oficializados os seguintes candidatos:
Carlos Fávaro – PSD
Durante convenção realizada na terça-feira (15), o PSD confirmou o nome de Carlos Fávaro como candidato ao Senado. Hoje ele ocupa interinamente a vaga deixada pela ex-senadora Selma Arruda.
Carlos Fávaro tem 50 anos e é produtor rural. Ele ingressou na política em 2005. Foi vice-governador do estado entre os anos de 2014 e 2018, durante a gestão de Pedro Taques.
Coronel Fernanda – Patriotas
A candidatura de Rúbia Fernanda Diniz Robson Santos de Siqueira, a coronel Fernanda, ao Senado, foi oficializada no início deste mês.
A chapa pura do Patriota conta ainda com o ex-deputado federal Victório Galli como primeiro suplente e o tenente Luciano Esteves, na segunda suplência.
A candidata tem 45 anos e é natural de Cuiabá. Ela entrou na Polícia Militar de Mato Grosso em 1996. É formada em direito e tem especialização em segurança pública, ciências criminais e administração pública.
Euclides Ribeiro – Avante
O Avante oficializou a candidatura do advogado Euclides Ribeiro ao Senado, no sábado (12). Ele vai concorrer à vaga na eleição suplementar que será realizada junto com as eleições municipais, no dia 15 de novembro.
A convenção ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Em virtude de risco sanitário por conta da pandemia do Covid-19, o evento foi online.
Ribeiro é de Cuiabá. É empresário e advogado da área de recuperação judicial.
Elizeu Nascimento – DC
O deputado estadual Elizeu Nascimento, de 44 anos, foi lançado como candidato ao senado na noite dessa quarta-feira (16) pelo Partido Democracia Cristã, em Cuiabá. A convenção ocorreu em um hotel da capital.
Elizeu é sargento da Polícia Militar de Mato Grosso e nasceu em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Ele é casado e pai de quatro filhos.
Feliciano Azuaga – NOVO
O Partido Novo lançou no dia 2 deste mês, em Cuiabá, o nome de Feliciano Azuaga, de 39 anos, como candidato ao Senado.
Feliciano nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mora em Mato Grosso há 14 anos e é economista, doutor e mestre em economia.
O candidato é professor da Universidade de Mato Grosso (Unemat).
Ele disputa a vaga para o Senado pela primeira vez.
Feliciano terá como primeiro suplente Sérgio Antunes e, como segunda suplente, Vanessa Tomizawa.
José Medeiros – Podemos
O partido Podemos lançou nessa terça-feira o nome de José Medeiros como candidato ao Senado.
Medeiros tem 50 anos, nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte. É formado em matemática, direito e foi agente da Polícia Rodoviária Federal.
Ele já ocupou a cadeira de senador de 2015 a 2019, como suplente, e atualmente é deputado federal.
Nilson Leitão – PSDB
O PSDB homologou a candidatura de Nilson Leitão ao Senado na noite desta terça-feira (15), em convenção realizada em Sinop.
Leitão tem 51 anos e é natural de Cassilândia, MS. Já foi vereador e prefeito de Sinop, deputado estadual e também ocupou vaga na Câmara Federal.
Pedro Taques – Solidariedade
Em convenção, o Solidariedade lançou a candidatura de Pedro Taques ao Senado Federal, nesta quarta-feira (16), em um hotel localizado na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. O evento foi transmitido pelas redes sociais.
Taques é ex-governador de Mato Grosso. Ele nasceu em Cuiabá e tem uma filha. Taques faculdade de direito em Taubaté (SP) e depois passou no concurso para procurador da República. Por causa da profissão, morou por alguns anos em São Paulo.
Procurador Mauro – PSOL
Em convenção realizada pela internet nesta quarta-feira, o PSOL escolheu como candidato a senador na eleição suplementar, Mauro César Lara de Barros, o Procurador Mauro.
Mauro, de 45 anos, é procurador da Fazenda Nacional e músico, é formado em direito pela UFMT.
Ele já disputou outras eleições a prefeito de Cuiabá, deputado federal, senador e governador.
Reinaldo Morais – PSC
O empresário Reinaldo Morais (PSC) foi lançado como candidato ao Senado na noite desta quarta-feira (16), durante convenção em um hotel, em Cuiabá.
Reinaldo Morais tem 49 anos, é natural do Paraná, casado e pai de três filhos. É formado em zootecnia, cursou mestrado na área de nutrição animal, tendo dedicado grande parte da sua vida ao empreendedorismo no ramo alimentício.
Foi responsável pelo surgimento dos maiores frigoríficos no país.
Valdir Barranco – PT
O Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT) oficializou nessa quarta-feira (16) a candidatura do presidente da sigla, deputado estadual Valdir Barranco ao Senado.
A primeira suplência fica com a ex-reitora Maria Lucia Cavalli Neder (PCdoB), e a segunda com a ex-vereadora por Cuiabá, professora universitária aposentada Enelinda Scala (PT).
Barranco é biólogo e tem 45 anos. Ele ingressou na política sendo prefeito de Nova Bandeirantes. Foi eleito deputado em 2014 e reeleito em 2018.