Plantão Policial

Policial federal é baleado por faccionado durante cumprimento de mandado em Cuiabá

Um agente da Polícia Federal foi atingido com um tiro na manhã desta segunda-feira (31), em Cuiabá-MT, durante o cumprimento de ordens judiciais da Operação Caixa Forte, que visa desarticular uma facção criminosa. O autor do disparo é membro do grupo, que acabou detido em flagrante por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. O policial não sofreu ferimentos porque o projétil ficou contido no colete balístico do oficial.

De acordo com as informações obtidas pelo site Gazeta Digital, os policiais chegaram de viatura ostensiva para cumprir os mandados da força tarefa nacional, se identificaram como agentes e foram recebidos por tiros. O trabalho está sendo realizado em 19 estados brasileiros além do Distrito Federal.

Para Mato Grosso, a Justiça Federal expediu três mandados de prisão e outros três de busca e apreensão. As ordens foram cumpridas na Capital e no município de Cáceres (214 km de Cuiabá). Ao todo, conforme a Polícia Federal, foram decretados 623 mandados em todo o Brasil.

O grupo criminoso ainda teve R$ 252 milhões bloqueados pela 2º Vara de Tóxicos de Belo Horizonte (MG).

Investigação

Segundo a PF, a investigação tomou corpo após a Operação Caixa Forte – que apontou os responsáveis pelo ‘setor do progresso’ da facção. Esse grupo se dedica à lavagem de dinheiro do tráfico. Ao todo, foram identificados 210 integrantes do ‘alto escalão da facção’, presos em presídios federais, que recebiam ‘mesada’ mensal por ocuparem cargos de relevância ou por executar missões determinadas pelos líderes – como homicídios de servidores.

A ‘mesada’ dos integrantes eram depositadas em contas de outras pessoas, que não pertencem diretamente à facção. A intenção era fazer com que os valores – oriundos das ações criminosas – passassem despercebidos e fora do alcance da Justiça Criminal. 

Presos investigados nessa operação podem responder por participação em organização criminosa, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro, somando até 28 anos de cadeia. (Com informações da assessoria de imprensa)

 

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em