Um levantamento realizado pela Tendências Consultoria Integrada mostrou que apenas Mato grosso e mais 4 estados devem encerrar 2021 com o Produto Interno Bruto (PIB) acima do nível pré-pandemia, ou seja, do que foi fechado em 2019. Além de Mato Grosso, têm motivos para comemorar Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Goiás.
Mato Grosso, assim como Goiás, tem como alavanca para a economia a produção agrícola. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que a previsão para produção mato-grossense para a safra 2019/20 é de 73,4 milhões de toneladas, o que representa 29% do que é produzido no país.
O estado é líder na produção de soja, algodão em caroço e milho, além de ser responsável por mais de dois terços da produção nacional de algodão.
Em Mato Grosso do Sul a produção de celulose, somada à produção agropecuária tem impulsionado o estado. Já no Pará, é a produção de alumínio e do minério de ferro que garantem a expansão da economia, enquanto no Rio de Janeiro a recuperação das perdas virá da produção de petróleo e gás natural.
A análise da Tendências Consultoria Integrada mostra ainda que o Brasil continuará no próximo ano 4,2% abaixo no PIB registrado em 2019; Porém, esse percentual pode ser alterado caso o governo federal prorrogue o auxílio emergencial e o valor a ser pago. (Com informações do Estadão).